facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1003 - Já nas bancas!
30/10/2017

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Vereadores mirins com o governador

Nesta quarta-feira (25), o governador Beto Richa (PSDB) fez uma pausa em sua agenda e recebeu os alunos das escolas de Irati que participam do projeto Câmara Mirim e foram a Curitiba para conhecer o Palácio Iguaçu e a Assembleia Legislativa do Paraná. Acompanharam os alunos, educadores e os vereadores Helio de Mello (PMDB), Soldado Elias (PSDB) e Roni Surek (PROS). Os vereadores mirins foram bem recebidos pelo governador, que enalteceu o trabalho realizado em Irati para aproximar a comunidade da política. “Parabéns aos pequenos vereadores e aos idealizadores do programa, pois desperta a responsabilidade social e política das crianças”, disse Beto Richa. O projeto Câmara Mirim foi instituído em Irati por proposição do então vereador Rafael Felipe Lucas, que atualmente trabalha no governo estadual, em Curitiba, e também acompanhou a visita.

Sala do município no prédio da Aciai

Na terça-feira (24), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Irati, o vereador Marcelo Rodrigues apresentou o Requerimento 020/2017, em que solicitou o envio de ofício ao Executivo questionando como tem sido a administração e utilização do último pavimento do prédio da Aciai que, segundo a Lei Municipal 2050/2003, pertence ao município. Marcelo pergunta se existe um termo de cessão de uso do espaço para a Aciai. Ele ainda afirmou que o Observatório Social, que funciona no mesmo prédio, não tem fiscalizado esta questão.  Outro ponto abordado, desta vez pelo  presidente do Legislativo, Hélio de Mello, é que faltam locais para eventos públicos, tanto que o espaço da Câmara  Municipal é requisitado constantemente. 

Douglas Goy assume

Douglas Conrado Goy (DEM), suplente da coligação (PV – PSL –DEM), assumiu o cargo de vereador na sessão ordinária desta terça-feira (24). Ele substituiu o vereador José Bodnar (PV), que se licenciou do cargo no período entre 18 de outubro a 17 de novembro para tratar de interesses particulares. Emocionado, Douglas Goy contou como surgiu seu interesse por política e citou sua participação no Movimento Brasil Livre (MBL) durante as manifestações contra a presidente Dilma Rousseff.  Segundo ele, esta atuação lhe rendeu o convite para disputar a eleição de vereador. Com apenas 19 anos, Douglas Goy faz história no Legislativo de Irati, como vereador mais novo a assumir uma cadeira.

Secretaria de Segurança Pública

Em breve o Soldado Elias (PSDB) deixará temporariamente o cargo de vereador para assumir a Secretaria de Segurança Pública de Irati. Ele conta que ainda não tem uma data definida para isto, pois alguns trâmites da própria organização da recém-criada secretaria ainda estão em andamento. Comenta também que já tem reivindicado apoio para a melhoria da segurança pública de Irati, mas que pretende ficar no cargo de secretário apenas até a metade de 2018, devido às eleições para deputado – porque quer ter tempo para fazer campanha para seus candidatos. Segundo o Soldado Elias, o prefeito Jorge Derbli (PSDB) já foi avisado sobre isto.

70 anos da SEED

Em 2017, a Secretaria de Estado de Educação do Paraná (SEED/PR) comemora 70 anos e um evento festivo ocorrerá em Irati na tarde do dia 31 de outubro. Representantes de todos os nove municípios que fazem parte do Núcleo Regional de Educação de Irati (NRE) – Irati, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Mallet, Rio Azul, Rebouças, Prudentópolis, Guamiranga e Inácio Martins – deverão participar. De acordo com a chefe do NRE, Marisa Massa Lucas, estarão presentes no evento personalidades importantes para a história da educação na região e a secretária de Educação do Paraná Ana Seres Trento Comin.