facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1003 - Já nas bancas!
30/10/2017

Goleiro da Assifusa supera obstáculos e vive o melhor momento de sua carreira

“Eu vivo o melhor momento de minha carreira”, diz goleiro Marcelo Dia Lopes, da equipe de futsal Assifusa após perder quase 60 quilos

Goleiro da Assifusa supera obstáculos e vive o melhor momento de sua carreira

A história do goleiro Marcelo Dia Lopes, que atualmente está defendendo a equipe da Associação Iratiense de Futebol de Salão (Assifusa), sempre foi marcada pela necessidade da superação de obstáculos. Por muito tempo, o goleiro sofreu preconceito por não ter os padrões ideais para um atleta, principalmente devido ao sobrepeso. “Inicialmente a batalha contra o preconceito foi muito difícil, nunca tive os padrões de um atleta e por isso eu sempre fui desacreditado e deixado de lado por muitos”, comenta Marcelo.

Natural de Telêmaco Borba, Marcelo atua na equipe iratiense desde 2015, quando recebeu a oportunidade do treinador André Demczuk para defender a Assifusa. Aos poucos, o goleiro perdeu quase 60 quilos. “Eu cheguei a estar pesando 189,9 quilos, hoje eu estou pesando 130,2 quilos”, explicou.

Superação

O preconceito que enfrentou em vários times abalou o goleiro fez com que ele questionasse a sua aptidão e até chegasse a pensar em desistir. Mas o amor pelo esporte falou mais alto. “Algumas vezes, seriamente eu pensei em desistir, mas a emoção que eu sinto jogando e a alegria que muitas vezes proporcionei às pessoas nunca me deixaram desistir”, falou.

Marcelo comenta que o combate ao sobrepeso tem lhe trazido benefícios. “A minha vida melhorou em todos os aspectos, principalmente tratando-se de saúde. Me sinto melhor, mais jovem, tenho mais disposição, e isso me ajuda em todos os sentidos. Profissionalmente, eu vivo o melhor momento de minha carreira. Estou muito feliz e grato a Deus por ele ter mudado a minha história, pois sem Deus nada teria acontecido”, disse. 

O goleiro Marcelo atua há vários anos no futsal e diz que adquiriu maturidade. “Hoje, com a experiência que eu adquiri ao longo de 10 anos de futsal, eu aprendi a separar bem as coisas, filtrar as coisas positivas e as ruins. Entrego nas mãos de Deus”, comentou.

Meta

O goleiro Marcelo conta que tem uma meta para o seu futuro. “Ainda busco o emagrecimento e o sonho de subir na balança e ela me apresentar apenas dois dígitos”, disse.

Marcelo dá uma dica para quem busca se superar a cada dia. “A minha dica é que tenha fé em Deus, se abrace com a sua família e todos que querem te ver bem. Pegue as críticas e coisas ruins, e use de motivação, e lute, lute muito, porque vale à pena”, falou.

Cuidados

De acordo com o personal trainer, André Demczuk, a atividade física aliada a uma boa alimentação são essenciais para quem quer ter uma vida saudável e perder peso. “Para uma pessoa que quer perder peso ou gordura, seria bom realizar ao menos 45 minutos de atividade física diária, claro, e com cuidados com a sua alimentação, o que potencializará o seu treino”, explicou.

André destaca que é recomendável procurar ajuda profissional nesse processo. “Importante que a atividade física sempre tenha o auxílio e a prescrição de um profissional”, diz.

Um dos motivos é para que os exercícios sejam feitos corretamente, como o cuidado com o alongamento. “Alongamentos são muito importantes antes da atividade para preparar o corpo para a atividade que vai ser realizada e após, para um relaxamento e uma prevenção de dores musculares e lesões”, completou.

Ele explica que não há restrições para realizar os exercícios. “Pessoas com excesso de peso podem fazer todos os tipos de exercícios, apenas devem ter o cuidado de iniciar com dificuldade gradativa a atividade”, disse.

Texto: Bruno Vivi/Hoje Centro Sul

Foto: Divulgação