facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1003 - Já nas bancas!
30/10/2017

Editorial - Missão

Editorial - Missão

Mil edições. Mil vezes o Jornal Hoje Centro Sul chegou às bancas, às casas, às empresas, às lojas, à zona rural durante esses dezessete anos e dez meses de circulação ininterrupta.  Foram milhares de páginas, milhares de horas dedicadas ao trabalho de trazer à tona discussões sobre fatos do cotidiano do nosso leitor.

Seja contando boas histórias, divulgando orientações, mostrando situações tristes como enchentes, incêndios e acidentes, apresentando denúncias, dando voz aos moradores dos municípios de toda a região Centro Sul, enfim, buscando fazer jornalismo com qualidade.

Para isto, o trabalho de observar o que acontece e de apuração das notícias é diário. Em cada momento, cada lugar onde os integrantes da equipe Hoje Centro Sul estão é sempre uma nova oportunidade jornalística. É assim desde a primeira edição do periódico, que começou a circular em dezembro de 1999.

A edição número um trazia como destaque de capa o encerramento do ano fiscal de Irati, que em 1999, fechava com um superávit de R$ 1 milhão. O comércio também foi enfatizado na capa, pois uma matéria  mostrava o crescimento de 13% nas vendas de natal de 1999. Ainda na capa da edição de lançamento do jornal, a assinatura de contrato de habitação popular por 38 famílias, além de outras matérias.

Sobre a importância do jornal para a preservação da história da região, a arquivista Márcia Dore, do Centro de Documentação e Memória (Cedoc) da Unicentro, lembra que as informações veiculadas são utilizadas para pesquisas científicas. Os costumes, o modo de vida, os fatos e personalidades que marcaram época costumam ser base para pesquisas acadêmicas. 

As pessoas se veem no jornal e depois reveem o retrato de determinado momento da história também no jornal. É prova documental de que as coisas eram assim. É o registro fotográfico de um fato importante. É a prova de que um servidor público foi nomeado, exonerado ou se aposentou.

Colaborar para que tudo isso se torne transparente, tanto no presente como no futuro é uma missão grande da qual toda a equipe do Hoje Centro Sul se orgulha. Ainda mais agora, quando o periódico chega à sua edição de número mil.