facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1003 - Já nas bancas!
27/10/2017

Editorial - Tecnologia e inspiração

Editorial - Tecnologia e inspiração

O avanço da tecnologia tem feito com que os setores econômicos mudem de forma cada vez mais rápida. A cada dia são exigidas novas soluções e novas formas de pensar. Até mesmo, novas profissões começam a aparecer no mercado de trabalho como resposta a problemas atuais.

Esse cenário de constante renovação e inovação tende a continuar no futuro. Dados do Fórum Econômico Mundial do ano passado já mostram que 65% das crianças de hoje terão trabalhos que não existem hoje.

É nesse contexto de mudanças tecnológicas, que Irati deverá ter sua 1ª Feira de Inovação no dia 7 de novembro. O evento é uma parceria com a Unicentro e entidades públicas, como a prefeitura de Irati, e tem o objetivo de promover a inovação e o empreendedorismo.

As programações já começaram antes mesmo deste dia, com um Concurso de Inovação e Empreendedorismo, onde alunos do ensino médio e superior poderão ter a chance de mostrar as suas ideias. Além disso, a feira contará com diversos casos de sucesso que trarão suas experiências de empreendedorismo para inspirar outros empreendedores a inovar.

A iniciativa busca trazer inspiração para que a sociedade iratiense possa conseguir inovar e desenvolver cada vez mais a economia local. Através do compartilhamento de ideias será possível encontrar novos caminhos para soluções difíceis.

Mas, mais do que inspirar e encontrar soluções, a 1ª Feira de Inovação é uma oportunidade da comunidade da região se aproximar das iniciativas feitas dentro das universidades. É neste espaço conjunto, que tanto a academia quanto a sociedade conseguem compartilhar conhecimentos e pensar conjuntamente.

São dois benefícios: de um lado, para as universidades que podem se aproximar cada vez mais da sociedade e enxergar os problemas que precisam ser solucionados e de outro lado, está a sociedade que pode encontrar no conhecimento produzido dentro da universidade as soluções que ajudarão a crescer e fortalecer ainda mais a economia.

Essa troca mútua é benéfica para a cidade e para a sociedade como um todo. Iniciativas dessas precisam ser parabenizadas e incentivadas cada vez mais para que o conhecimento produzido dentro do setor acadêmico chegue a todos e assim possa contribuir em um futuro melhor.