facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 998 - Já nas bancas!
06/10/2017

IFPR oferta 570 vagas em cursos superiores de licenciatura

IFPR oferta 570 vagas em cursos superiores de licenciatura

Seguem abertas, até o dia 08 de outubro, as inscrições para o Processo Seletivo do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Das 5408 vagas abertas em cursos técnicos e superiores presenciais, 570 são para cursos de licenciatura.

Com início previsto para o primeiro semestre de 2018, esses cursos estão disponíveis em 12 campi do IFPR e são totalmente gratuitos. Os cursos de Física, Química e Ciências Biológicas correspondem à maior parte das licenciaturas ofertadas pelo IFPR, e isso não é acaso.

Relatórios de órgãos de controle e diferentes estudos acadêmicos apontam que há, no Brasil, um déficit significativo de professores na Educação Básica com formação específica nessas áreas.

De acordo com dados disponíveis no Observatório do Plano Nacional de Educação*, que reúne dados do MEC, Inep, DEED,Censo Escolar, menos da metade (46,9%) dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental possuem formação superior específica para a disciplina que lecionam. A porcentagem de docentes do Ensino Médio que possuem formação superior específica para a área em que atuam é de 54,9%. Já a porcentagem de professores da Educação Básica que possuem qualquer curso superior é de 77,5%.

Até o ano de 2024, de acordo com o compromisso assumido pelo Brasil no PNE, todos esses índices precisam chegar a 100%. O IFPR, bem como as demais instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), atua para que essa meta seja atingida. Mais do que um objetivo institucional, essa estratégia de atuação é uma determinação legal.

A Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008 estabelece que o Instituto Federal garanta o mínimo de 20% das suas vagas para cursos de licenciatura e para programas especiais de formação pedagógica, com vistas à formação de professores para a Educação Básica e Profissional. 

O que é

Um curso de licenciatura possui organização curricular que habilita plenamente o profissional a atuar como professor na Educação Básica, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, com o grau de licenciado.

Campi e cursos

No Processo Seletivo IFPR 2017/2018, os cursos de licenciatura do IFPR estão distribuídos da seguinte maneira: o de Física nos campi Foz do Iguaçu, Ivaiporã, Palmas e Telêmaco Borba; o de Química em Cascavel, Irati, Palmas, Paranavaí e Pitanga, e o de Ciências Biológicas em Assis Chateaubriand, Londrina, Palmas e Umuarama. O Campus Palmas ainda possui as licenciaturas em Artes Visuais, Educação Física, Ciências Sociais, Letras - Português/Inglês e Pedagogia.

Inscrições e informações

As inscrições (para todos os cursos presenciais do IFPR) podem ser feitas até 08 de outubro e custam R$ 50. Mais informações estão disponíveis no site www.ifpr.edu.br.   

Demais cursos

Além das licenciaturas, no Processo Seletivo IFPR 2018 há outras 4838 vagas em cursos técnicos (integrados e subsequentes ao Ensino Médio) e superiores (bacharelados e de tecnologia).

Além disso, também estão abertas as inscrições para os cursos técnicos subsequentes a distância de Logística, Agente Comunitário de Saúde, Administração, Meio Ambiente, Serviços Públicos e Segurança do Trabalho. As inscrições para os cursos a distância devem ser realizadas até 15 de outubro e são gratuitas. Para se inscrever, os candidatos precisam ter o histórico escolar em mãos. 

Texto: Assessoria IFPR