facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1010 - Já nas bancas!
06/10/2017

Ações para a saúde da mulher são intensificadas no Outubro Rosa

Municípios intensificam ações do Outubro Rosa, com horários diferentes para exames e programação especial durante o mês.

Ações para a saúde da mulher são intensificadas no Outubro Rosa

Os municípios da região Centro Sul estão intensificando os serviços para saúde da mulher neste mês de outubro, em alusão à campanha do Outubro Rosa, que procura chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero através dos exames de rastreamento. Entre as programações estão Dia D e horários diferenciados para a realização de exames.

A intensificação dos exames neste período procura evitar os números alarmantes de casos diagnosticados de câncer de mama e de colo de útero. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) prevê que o estado tenha 3,7 mil casos de câncer de mama neste ano. “O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo, e o mais comum entre as mulheres. Ele é seguido pelo câncer de colo de útero, o segundo que mais aparece na população feminina, e que constitui-se a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil”, explica a chefe da 4ª Regional de Saúde, Jussara Kublinski.

Ela ainda afirma que esses tipos de câncer têm nos exames de rastreamento a sua principal forma de prevenção. “Os dois tipos de câncer têm chances altíssimas de cura caso descobertos em estágios iniciais. Para a mama, a cura fica em torno de 90% se o tumor for diagnosticado precocemente. No caso do colo do útero, chega a 100%. A cura é alta, quanto mais cedo for descoberto. Para isso, as únicas coisas que as mulheres precisam fazer são os exames de prevenção, que são simples e estão disponíveis na rede pública”, alerta.

Exames

Segundo a chefe da 4ª Regional, a realização de exames de prevenção na região tem tido boas taxas. De acordo com dados repassados pela Regional, neste ano, foram mais de 2 mil mamografias feitas e mais de 7 mil exames preventivos de câncer de colo de útero com a população alvo.

Os municípios que mais fizeram exames na região foram Irati e Imbituva, os dois municípios com as maiores populações. Irati realizou 2607 exames e Imbituva 1194 exames.

Dentre os municípios com menor número de habitantes, Fernandes Pinheiro se destaca. Com uma população de quase 6 mil habitantes, o município realizou 367 exames de preventivo de câncer de colo de útero nas mulheres alvo para a realização do exame. O número é próximo ao de Guamiranga que realizou 385 exames, sendo que a cidade tem quase de 3 mil habitantes a mais que Fernandes Pinheiro.

Em Rebouças, que tem população de quase 15 mil habitantes, foram realizados 737 exames de preventivo de colo de útero. São 142 exames a mais do que Rio Azul, que possui uma população de pouco mais de 15 mil habitantes. Comparado à Mallet que tem quase 14 mil habitantes, por exemplo, Rebouças realizou 457 exames a mais.

Nas mamografias, os municípios maiores, Irati e Imbituva, continuam a ser os que mais realizaram exames. Rio Azul e Rebouças, que possuem uma diferença de menos de 150 habitantes, tiveram um número parecido na quantidade de mamografias. Rebouças realizou 220 exames e Rio Azul, 224 exames.

Mortalidade

Os dados da Secretaria Estadual de Saúde comprovam aquilo que as autoridades apontam durante a campanha: as principais vítimas do câncer de mama são as mulheres com mais de 60 anos.

No ano passado, mais de mil pessoas morreram de câncer de mama no estado. Desse número, 26 pessoas são da região Centro Sul, sendo 25 mulheres e um homem. Eram moradores de Guamiranga, Imbituva, Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares. A maioria dos pacientes tinha entre 55 a 64 anos, seguido de pessoas entre 45 a 54 anos.

“Esse é o tipo de tumor que mais mata mulheres acima dos 60 anos no país. Por isso, a recomendação é que, quando assintomáticas, elas façam a mamografia para rastreamento a cada dois anos”, disse o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd, à Agência Estadual de Notícias. Neste ano, o número de óbitos na região já chegou a três mulheres, todas acima de 65 anos.

O câncer de colo de útero também trouxe perdas para a região. No ano passado, cinco mulheres morreram por causa da doença. A maioria tinha entre 45 a 64 anos. Neste ano, já são quatro mulheres vítimas da doença. Duas delas tinham entre 35 a 44 anos.

Quem deve fazer o exame?

Exame preventivo de câncer de colo de útero - Mais conhecido como preventivo ou papanicolau, este exame pode ser feito por mulheres que tem ou já tiveram relação sexual e que estão entre 20 e 64 anos de idade, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O exame é feito em postos ou unidades de saúde com profissionais capacitados. Se diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer são de 100%.

Exame de Mamografia – A recomendação é que este exame seja feito em mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. A mamografia também é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde. Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), se detectado em fases iniciais, a chance de cura para o câncer de mama é aumentada.

Programação

Confira a programação do Outubro Rosa em alguns municípios:

Irati: A rede pública de Irati disponibiliza horários especiais para o preventivo de câncer de colo de útero e de mama. Durante todo o mês, em cada dia da semana, uma unidade estará atendendo à noite. Os exames que ocorrem durante o dia continuam a ser feitos normalmente.

A escala das unidades que estarão atendendo à noite é a seguinte: todas as segundas-feiras, o atendimento será na secretaria; às terças, será na unidade do Rio Bonito; às quartas, na unidade Adhemar Vieira de Araújo; às quintas, na secretaria e às sextas, na Unidade da Vila São João.

Nestas unidades relacionadas, durante todo este mês, o preventivo poderá ser feito sempre a partir das 18h. O atendimento durante o dia não será alterado e continua sendo prestado normalmente. Na secretaria, o preventivo pode ser marcado pelo telefone 3907 3143 e pessoalmente. Nas outras unidades, é necessário marcar pessoalmente. Para mais informações 3907 3143.

Fernandes Pinheiro: O município ainda está definindo uma programação, mas no dia 27 de outubro deverá ser realizado um dia especial para o exame do preventivo de câncer de colo de útero.

Imbituva: Durante todo o mês, nas quartas-feiras, deverá ser oferecido o exame  preventivo. Ainda no dia 26 de outubro acontecerá uma programação especial para as mulheres, com sorteio de brindes e lanches.

Rebouças: Todas as Unidades Básicas de Saúde neste mês, além de realizarem atendimentos de rotina, farão atendimentos voltados à saúde da mulher, com programação e atendimento a noite, e aos sábados, intensificando os exames preventivos de câncer de colo uterino, exame das mamas e solicitação de mamografia. No dia 4 de outubro haverá atividades na Praça dos Ferroviários às 18h30min com a participação de alunos e professora da Academia de Saúde.

Texto: Karin Franco/Hoje Centro Sul

Fotos: Karin Franco/Hoje Centro Sul e Divulgação

Galeria de Fotos