facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 998 - Já nas bancas!
02/10/2017

Novo parque será construído em Irati

Novo parque será construído em Irati

A cidade de Irati contará com um novo centro de lazer e esportes para a família iratiense. Um novo parque será construído no local onde era o campo do Sanhaço, na Vila São João. As primeiras adequações já começaram a ser feitas.

O novo parque está dentro do projeto de revitalização total do espaço e conta com aproximadamente 96 mil metros quadrados.

Já na semana passada foi feita a limpeza da área e o traçado da rua lateral ao futuro Parque da Vila São João. A via será pavimentada com paralelepípedos, também já transportados ao local.

A Prefeitura reuniu este material, retirado há anos das ruas 15 de Julho, Benjamin Constant e outras vias centrais da cidade, e estavam depositados no Bairro Camacuã e no condomínio industrial da Vila São João. Foram efetuadas 400 viagens das pedras, o que representa aproximadamente 2.000 metros cúbicos do revestimento que não estava sendo usado.

Também na semana passada foi providenciado o bueiro em parte do Rio das Antas que passa nas imediações, para construção de nova ponte na via denominada “Estrada Municipal”, que parte da Avenida Paraná. A rua dá acesso à creche em construção, ao novo parque, e segue em direção a Riozinho. Para a obra, estão sendo usadas 40 manilhas com 1,5 m de diâmetro.

Projeto

O novo espaço de lazer de Irati está atualmente em fase de licenciamento. Além da área física, também está em processo de licenciamento o lago que contemplará o parque, com cerca de 15.000 metros de área alagada e 1,5 metro de profundidade. Este lago será viabilizado com maquinário da própria Prefeitura.

O campo de futebol será refeito nas medidas oficiais de 100 por 70 metros. O projeto ainda prevê a construção de uma quadra poliesportiva, academia ao ar livre, playground, estacionamento, pista de caminhada e ciclovia. O projeto ainda terá arborização e paisagismo em todo o terreno.

Alguns recursos já estão alocados para a obra. No Ministério dos Esportes há emenda orçamentária de R$ 330 mil, e que com contrapartida municipal, será destinada para o campo de futebol, a pista de caminhada e o primeiro lote de equipamentos, incluindo mobiliário urbano. Estes itens devem licitados nos primeiros meses de 2018. Através do Governo do Estado já foram viabilizadas uma mini arena e academia ao ar livre.

O projeto do parque prevê uma preservação da área permanente, e constituição do bosque, a área é de 12.000 metros.

O projeto do Parque da Vila São João também estabelece a recuperação da área de preservação permanente, e reconstituição do bosque, dentro da área de reserva legal de 12.000 metros quadrados.

Texto/Foto: Assessoria PMI

Galeria de Fotos