facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 996 - Já nas bancas!
29/09/2017

Jovem de 19 anos aposta no empreendedorismo rural

Jovem de 19 anos aposta no empreendedorismo rural

Após tentativas de trabalhar na cidade, um jovem iratiense de 19 anos decidiu apostar no empreendedorismo rural. Com o cultivo de morangos, Lucas Roik, morador da comunidade Invernadinha, tem conseguido crescer e desenvolver o seu negócio.

Ele conta que antes de trabalhar no campo, tentou trabalhar na cidade por um ano, mas o deslocamento de 14 km, todo dia à cidade e a baixa remuneração o estimularam a empreender.

A iniciativa de empreender com o cultivo de morangos veio após a realização de diversos cursos ainda na adolescência. Com 16 anos ele fez um curso através do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), de inclusão digital, com o instrutor Sergio Krepki. Depois sucederam outros cursos, entre eles o cultivo de morango, onde teve conhecimentos sobre diferentes sistemas de plantios como o cultivo semi-hidropônico suspenso, uma técnica atualmente muito usada pelos produtores.

Através dos cursos, visitas técnicas e apoio da secretaria da Agricultura e Emater reuniu conhecimentos para seu próprio negócio, a produção de morangos.

Lucas possui atualmente 6 mil pés de morango, cultivado no sistema de canteiros. “Futuramente pretendo partir para o cultivo semi-hidropônico devido à praticidade”, conta.

A venda é concentrada na propriedade através do sistema colhe e pague e também para alguns restaurantes da BR 277.

Texto: Assessoria Senar

Foto: Divulgação

Galeria de Fotos