facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1010 - Já nas bancas!
29/09/2017

Parte do Imposto de Renda pode atender Fundo Municipal do Idoso

Parte do Imposto de Renda pode atender Fundo Municipal do Idoso

Contribuintes interessados em apoiar iniciativas em defesa dos direitos do idoso em Irati podem fazer doações por meio da destinação de parte do Imposto de Renda (IR). De acordo com a legislação, pessoas físicas e jurídicas podem destinar uma parcela do imposto ao Fundo Municipal dos direitos do idoso, que financia projetos relacionados ao cuidado e garantia dos seus direitos.

O limite global para doações previsto na Lei é de 1% do imposto devido para pessoa jurídica, e de 6% para pessoa física, conforme orientam as Instruções Normativas da Receita Federal nº 1.131, de 21 de fevereiro de 2011 e nº 267, de 23 de dezembro de 2002.

Trata-se de uma antecipação do pagamento do imposto de renda devido, que ao invés de ser recolhido aos cofres da União, é recolhido diretamente ao Fundo. Pessoas físicas que fazem a declaração de IR pelo modelo completo podem destinar 6% do imposto devido até o mês de dezembro de cada ano.

As pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real destinam 1% do valor do imposto devido. Quem quiser apoiar deve depositar o valor destinado na conta bancária do Fundo até o dia 31 de dezembro.

Na mesma oportunidade, o Conselho Municipal dos direitos da Pessoa Idosa congratula a Empresa Caminhos do Paraná que destinou um valor de R$ 103.000,00 para o fundo municipal dos direitos do idoso, valor que será destinado para a Instituição de Longa Permanência para idoso (Asilo Santa Rita) para a manutenção do serviço de acolhimento.

Maiores informações para destinação através do telefone 3907 3151.

Texto/Foto: Assessoria PMI