facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 998 - Já nas bancas!
29/09/2017

IBGE realiza curso na Amcespar

IBGE realiza curso na Amcespar

Do dia 11 a 15 de setembro foi realizado o treinamento dos supervisores para o Censo Agropecuário IBGE. O treinamento aconteceu na sede da Amcespar, em Irati.

Os técnicos presentes no primeiro dia repassaram os conceitos e os recursos didáticos pedagógicos para os recenseadores convocados pelo IBGE. O treinamento dos recenseadores ocorrerá na região Centro Sul no período de 25 a 28 de setembro de 2017.

Participaram do curso o coordenador estadual, engenheiro agrônomo Jorge Mryczka, o chefe da unidade estadual, Sinval Dias dos Santos, o chefe da agência IBGE de Irati, José Leocádia Pedroso, os instrutores Carlos E. J. Bozza e José S. Miranda, além do secretário geral da Amcespar, Vanderlei Kawa, que representou o presidente da associação, Júnior Benato.

Censo Agro 2017

O Censo Agro 2017 visitará todos os estabelecimentos agropecuários. A coleta de informações será executada de outubro de 2017 a fevereiro de 2018 e esta será a principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do Brasil.

A pesquisa é confidencial e sigilosa, protegendo os informantes e o resultado estatístico da região e território centro sul é de grande importância para o planejamento, seja para os governos federal, estadual e municipal, empresas e usuários de maneira geral.

Este levantamento que o IBGE realizará em todo Brasil vai buscar detalhes que normalmente não são levados em consideração pelos estudos regulares, indo até o município, com perguntas pormenorizadas, de forma que se possa cobrir todo o território nacional, desde a agricultura familiar até o agronegócio.

As funções desta pesquisa são inúmeras. Desde a política pública, a capacidade do governo de saber exatamente onde fazer a melhor aplicação de recursos, a melhor política, até a questão acadêmica no outro extremo, onde há espaço para fazer estudos dentro das universidades e dos institutos de pesquisa.

Texto/Foto: Vanderlei Kawa

Galeria de Fotos