facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1010 - Já nas bancas!
20/09/2017

TRC Sustentável traz solução para desperdício de água

Com nova filial em Irati, empresa traz tecnologia para ajudar reduzir o desperdício de água em residências e empresas. Redução pode chegar a até 70% em alguns casos.

TRC Sustentável traz solução para desperdício de água

O desperdício de água tem sido um dos problemas do mundo atual. Segundo o Instituto Trata Brasil, que baseou a pesquisa nos números do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS) de 2015, 40% da água tratada é perdida por causa de vazamentos nas tubulações, ligações clandestinas e erros de medição.

Para reverter esse cenário de desperdício, a TRC Sustentável traz a Irati uma nova proposta para o consumo de água. A empresa inaugurou uma filial no município na última sexta-feira (15).

De acordo com os proprietários Amadeu Massarani e Carlos Rolim de Moura, a proposta é ajudar através da tecnologia e fazer com que as pessoas repensem o consumo da água. “Nossa empresa vem proporcionar à região Centro Sul do Paraná, sustentabilidade ambiental. Iremos desenvolver o conceito de proteção ao meio ambiente, e como retorno, uma economia para quem aderir à ideia. Para o desenvolvimento de tal conceito, chegamos munidos de equipamentos de alta tecnologia que proporcionarão uma redução considerável no consumo de água dos usuários. Atuamos no ramo de Planejamento Sustentável e Tecnologia Ambiental, que nasceu para transformar a sustentabilidade com ênfase no seguimento de melhorias ambientais. Somos uma empresa totalmente voltada para o desenvolvimento e implantação de projetos sustentáveis”, comentam os proprietários.

A ideia do projeto começou após uma conversa há quatro anos entre os dois proprietários sobre o desperdício de água e o excesso de consumo. Através de pesquisa, os proprietários chegaram à TRC (Tecnologia em redução de custos), uma rede de sucesso no Brasil inteiro, e que está inaugurando unidades no México e Estados Unidos.

Serviços

Um dos meios de redução é através do Projeto de Gestão de Águas, onde é realizado o monitoramento do consumo das águas dos mais diversos segmentos. Após uma análise de uma empresa cliente, são verificados todos os possíveis pontos de desperdícios, colocando-os num quantitativo correto de consumo. “Implantamos válvulas reguladoras de pressão e de vazão, desenvolvidas e patenteadas pela TRC. Com a utilização de um equipamento de alta tecnologia que detecta todo tipo de vazamento, propiciamos um conserto direto e objetivo, sem danos ao imóvel, desta forma, gerando a economia de água e consequentemente financeira. Através de um software desenvolvido pela nossa empresa, apresentamos relatórios de acompanhamento, onde o cliente estará ciente do que realmente está gastando e quanto irá pagar”, comentam os proprietários.

As reduções variam de caso a caso, mas há lugares que conseguiram reduzir o consumo em até 70%. O Projeto pode ser instalado em qualquer residência ou empresa. “Os equipamentos que dispomos permitem regular a vazão e a pressão da água, reutilizar água da chuva, filtrar e realizar o tratamento do esgoto, além de outros fatores como a conscientização, consultoria e acompanhamento que prestamos por todo período contratado, auxiliando a manter o baixo consumo”, explicam os proprietários.

Outros serviços disponíveis estão cisternas decorativas que tornam as águas captadas de chuva em água potável para consumo e estações de tratamento de esgoto (ETE). Esta última, conhecida também como estação biodigestora, trata o esgoto doméstico por biodigestão (bactérias, que fazem o processo de degradação das matérias orgânicas), que garantem a eficiência de até 95% na eliminação de patógenos e bactérias nocivas à saúde e ao meio ambiente. Essas estações substituem os ultrapassados sistemas de fossas sépticas, e podem ser adquiridas desde apenas uma família (de 2 pessoas), ou coletiva (50 pessoas).

A filial em Irati está localizada na Rua Piarina Nadal, nº 55, no centro. O telefone para contato é (42) 3422-5000.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Divulgação

Galeria de Fotos