facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 998 - Já nas bancas!
18/09/2017

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Passou a bola

Nesta quinta-feira (14), em uma entrevista coletiva que contou com a participação de toda a imprensa de Irati, o prefeito Jorge Derbli (PSDB) oficialmente “passou a bola” do setor de saúde para o vice-prefeito Amilton Komnitski (PSD).  O prefeito frisou que, a partir de agora, delegou a Amilton a responsabilidade de gerir o setor, junto com a nova secretária de Saúde, Magali Salete de Camargo.

Secretária de Saúde

Conforme o Hoje Centro Sul adiantou no início da noite de quarta-feira (13), no site do jornal,  a experiente Magali Salete de Camargo foi anunciada como nova secretária.  Ela atuou por 36 anos junto à 4ª Regional de Saúde, tem formação em gestão pública e disse que vêm para a atual gestão para somar. Magali elogiou o trabalho do antigo secretário, Agostinho Basso, e afirmou que tanto ele, como a ex-secretária Deise Daniliszyn, ambos servidores de carreira, a ajudarão a comandar a saúde pública em Irati. E foi além, disse que Agostinho e Deise são “os pulmões da secretaria de saúde”.

Cenas dos próximos capítulos

Nas últimas semanas, os vereadores Marcelo Rodrigues (PP) e Roni Surek (PROS) utilizaram a tribuna da Câmara Municipal para criticar o vice-prefeito Amilton Komnitski (PSD) e defender a saúde pública. Agora, como Derbli “passou a bola” do setor de saúde para Amilton, Marcelinho e Roni irão conversar e reestabelecer o bom relacionamento com o vice-prefeito? Ou vermos críticas e mais críticas? Aguardamos as cenas dos próximos capítulos.

Apoio para melhorar a segurança em Inácio Martins

Nesta semana, o prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato (PSD) esteve na 8ª Companhia Independente da Polícia Militar em Irati e solicitou ao comandante, major Joas Lins Carneiro, maior efetivo policial para seu município. Outros pedidos de Benato foram a Patrulha Rural e que a Rotam vá a Inácio Martins com mais frequência.  

Plano Plurianual

O Plano Plurianual (PPA) para os anos de 2018 a 2021 está sendo discutido com a população em Irati.  Duas Audiências públicas para apresentação das metas de trabalho para o período ocorreram nas dependências da Câmara Municipal de Irati, nos dias 06 e 14 de setembro. Elas foram coordenadas pela equipe técnica da Prefeitura Municipal de Irati, sobretudo pelo setor de Controladoria Geral.  O PPA é um instrumento previsto no art. 165 da Constituição Federal, destinado a organizar e viabilizar a ação pública, visando cumprir os preceitos legais e objetivos do município. É um Plano que se considera de médio prazo, pois nele estão estabelecidas as diretrizes, objetivos e as metas da administração para o período de quatro anos.

Ratinho Junior deixa a Sedu

Nesta semana, Ratinho Junior (PSD) deixou a chefia da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu). Ele volta para Assembleia Legislativa do Paraná e reassume o cargo de deputado. O objetivo dele é fortalecer alianças para concorrer ao cargo de governador do Estado, no próximo ano. João Carlos Ortega, que era diretor geral da secretaria, assumiu o cargo.  “Será o mesmo trabalho, com as portas abertas a todos os prefeitos do Paraná, independente de cor partidária, origem e posição geográfica. Todos merecem o nosso respeito e apoio, como sempre o fizemos”, disse Ortega.