facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 991 - Já nas bancas!
04/09/2017

Vacinas para adolescentes e adultos estão disponíveis em Irati

Vacinas para adolescentes e adultos estão disponíveis em Irati

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Irati orienta a população que estão disponíveis nas unidades básicas de saúde, vacinas para adolescentes e adultos, através do Programa Nacional de Imunização.

Como forma de orientar todas as pessoas da forma mais clara possível, o setor elaborou um relatório detalhado com a descrição e a forma de transmissão de cada doença que pode ser prevenida com estas vacinas.

O acesso a estas informações é de extrema importância, pois muitas vezes a população desconhece a gravidade das doenças e talvez por isso não procure a vacinação. O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Irati funciona na Avenida Getúlio Vargas, 377, Bairro Fósforo. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3907 3065.

A Prefeitura de Irati tem divulgado periodicamente uma enfermidade e a vacina correspondente que a combate que serão detalhados a cada semana. Conheça uma delas:

Coqueluche

A coqueluche ou pertussis é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traquéia e brônquios). É causada pela bactéria Bordetella pertussis.

A doença evolui em três fases sucessivas. A fase catarral inicia-se com manifestações respiratórias e sintomas leves, que podem ser confundidos com uma gripe: febre, coriza, mal-estar e tosse seca.

Em seguida, há acessos de tosse seca contínua. Na fase aguda, os acessos de tosse são finalizados por inspiração forçada e prolongada, vômitos que provocam dificuldade de beber, comer e respirar. Na convalescença, os acessos de tosse desaparecem e dão lugar à tosse comum.

Bebês menores de seis meses são os mais propensos a apresentar formas graves da doença, que podem causar desidratação, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e levar à morte.

A transmissão acontece principalmente pelo contato direto da pessoa doente com uma pessoa suscetível, não vacinada, através de gotículas de saliva expelidas por tosse, espirro ou ao falar. Também pode ser transmitida pelo contato com objetos contaminados com secreções do doente.

A coqueluche é especialmente transmissível na fase catarral e em locais com aglomeração de pessoas.

A transferência de anticorpos maternos durante a gestação protege o bebê, durante os primeiros meses de vida, de doenças que podem ser transmitidas pelas pessoas que convivem com ele, que ainda não teve tempo de produzir seus próprios anticorpos, como a coqueluche e a influenza.

Esta vacina deve ser aplicada nas mulheres, uma dose em cada gestação.

Texto:Assessoria PMI