facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1003 - Já nas bancas!
28/08/2017

Alunos da Escola NS das graças visitam o Hoje Centro Sul

Alunos da Escola NS das graças visitam o Hoje Centro Sul

Na sexta-feira (18), no período da manhã, os alunos do 7º ano A da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, acompanhados pela professora de Português Luciana Schneider e pela estagiária Adalgisa Cristina de Mattos, fizeram uma visita ao Jornal Hoje Centro Sul, com o objetivo de enriquecer os conteúdos estudados em Língua Portuguesa.

Os mesmos foram recebidos pelos proprietários do Jornal Ciro Ivatiuk e Letícia Torres, pela jornalista Karin Franco e pela coordenadora do Projeto LeiaHoje Silmara Andrade.

Os alunos assistiram a uma explanação sobre como o jornal é produzido, como é feita a edição sobre a importância da veracidade da notícia, a confiabilidade do jornal.

Em seguida os alunos conheceram as instalações do jornal e desfrutaram de um delicioso lanche oferecido pela equipe.

Ao final da visita cada aluno ganhou um exemplar do jornal, tiraram fotos e retornaram à escola.

Projeto LeiaHoje

A professora Luciana Schneider comentou que gosta muito de trabalhar com o jornal em sala de aula, pois através dele é possível abordar diferentes gêneros textuais (notícias, reportagens, classificados, anúncios publicitários, receitas, anedotas, editorial, entre outros). Também é uma oportunidade dos alunos terem acesso a informações tanto locais, regionais, como de outros lugares. A professora comentou que alguns alunos relataram em suas aulas que foi a 1ª vez que leram e manusearam um jornal. Ela disse ainda que o fato dos alunos levarem o jornal para casa também é muito positivo, pois mais pessoas podem ter acesso a este importante veículo de comunicação e informação, contribuindo assim para formação de mais leitores.

Luciana Schneider contou que uma das atividades por ela realizadas em sala de aula foi a elaboração de algumas perguntas com o objetivo de fazer com que os alunos fossem “descobrindo” o jornal, tais como: Há quanto tempo o jornal é publicado?; Qual a tiragem do jornal?; Quem são os proprietários do Jornal? Em que municípios circula?

A professora reforçou ainda que o trabalho com jornal em sala de aula “além de possibilitar o acesso às informações também tem o seu papel social, pois contribui na formação de opiniões, é uma ferramenta prática para formação de leitores, que sendo mais informados, serão mais conscientes da sua realidade e dessa forma mais participantes e atuantes na sociedade”

 

Opiniões

No dia 18/08/2017 fomos visitar o Jornal Hoje Centro Sul. Eu achei muito interessante, pois conhecemos como é a produção do jornal, como eles montam o jornal, o que é a notícia, entre outras coisas. A jornalista Karin Franco deu uma palestra muito interessante. Os donos do jornal também estavam lá e comentaram algumas coisas. Eu acho bom trabalhar com jornal na escola, pois, na minha opinião, o jornal é uma forma de informação muito importante, segura e interessante, eles também ofereceram um delicioso lanche. Eu amei a visita no Jornal.  

Maria Isabel Spaki

 

Nesta sexta-feira, dia 18, visitamos o Jornal Centro Sul. Essa visita nos proporcionou um entendimento maior sobre a questão de mantê-lo, dos programas que são usados e o empenho que é colocado para que isso aconteça. Acho extremamente importante que se trabalhe com o jornal na escola, pois entendendo o procedimento, custo e como se faz, formaremos jornalistas e cidadãos que se interessem pela leitura.

Isabella Klasmann Goba

 

Gostei muito da visita ao JHCS. Os proprietários do jornal, Ciro Ivatiuk e Letícia Torres, com ajuda de Karin Franco, nos apresentaram o local profissional onde trabalhavam e depois nos mostraram como é feito o jornal.

Do que eu mais gostei foi quando tentamos “fazer” uma notícia com a ajuda deles. Todos discutiram um pouco e conseguimos montar uma notícia.

Terminando por aqui quero agradecer a equipe do JHCS pela atenção, pelo lanche e pela visita.

Caio M. R. Back

 

Achei a visita interessante, ter a oportunidade de ver como fazem o jornal foi bem legal. Gostei mais de como eles fazem para imprimir o jornal, demora muito e é uma máquina grande. Acho que trabalhar com o jornal na escola é uma ótima ideia, pois é uma forma de acesso à informação muito importante.

Luis Gustavo Ferreira

 

Eu achei muito legal irmos ao JHCS, pois conhecemos como é impresso um jornal. Eu mais gostei do jeito que nos trataram, pois no final nos deram um lanchinho delicioso. Se trabalhamos com o jornal na escola, podemos conhecer muito mais sobre ele. Podemos conhecer as notícias presentes nele.

Ramon Felipe Soares

 

Eu gostei muito da visita, acho que é importante conhecermos como o jornal é feito e o trabalho dos jornalistas, como a Karin Franco. Achei interessante conhecermos a produção de um jornal, como adquirem informações, etc.

Eu acho bom trabalhar com jornal na escola, na minha opinião, o jornal é uma forma de informação muito importante e segura.

João Guilherme Kuch

 

Eu achei muito legal e divertido, gostei muito da visita. O que eu mais gostei? Foi o vídeo de como é feito o jornal, a palestra da jornalista Karen Franco achei muito interessante, os donos do jornal também estavam lá.

Na minha opinião, eu gosto muito de trabalhar com o jornal. Ele é seguro, não tem tanta coisa falsa como na internet e também nós vamos saber fazer um jornal.

Julia Slompo Ladislau

 

Achei muito interessante, pois é um conhecimento nosso, que por falta de vontade , às vezes, não temos acesso, etc. Gostei muito também dos diretores de lá, umas pessoas muito legais, do bem. O que eu mais gostei foram as explicações, vídeos, curiosidades, sobre a notícia, como é feito o jornal, o processo que ele passa até chegar em nossas casas.

Deve ser muito legal trabalhar em um jornal publicando notícias, entretenimento, etc. Acho que mais pessoas deveriam trabalhar assim.

Vitória Santos

Texto: Luciana Schneider e alunos do 7º ano A

Fotos: Silmara Andrade/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos