facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 991 - Já nas bancas!
28/08/2017

Unicentro e Irati renovam convênio do programa “UniverCidade Olímpica”

Unicentro e Irati renovam convênio do programa “UniverCidade Olímpica”

A Unicentro e a Prefeitura Municipal de Irati reafirmaram convênio para ampla cooperação no desenvolvimento do programa de extensão “Irati UniverCidade Olímpica”, uma continuidade do projeto “Desporto e Recreação”, realizado dentro da parceria desde 1997. Em 2005, foram ampliadas as ações e o programa passou a se chamar “Irati UniverCidade Olímpica” pensando em trabalhar com as modalidades olímpicas e alinhado com as propostas do Ministério do Esporte.

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, afirma que o programa apresenta-se como uma contrapartida da Universidade em relação à concessão de uso das instalações dos ginásios de esporte do Município de Irati para a realização das aulas do curso de Educação Física. “É um projeto já com resultados e uma trajetória de 20 anos. Surgiu da necessidade de resolver a deficiência de estrutura física da nossa Universidade para formação dos estudantes de Educação Física e a carência do Município em desenvolver projetos na área do esporte. Felizmente, esta soma de necessidades gerou um bom encontro que resultou neste projeto que ano a ano vem sendo renovado”, ressalta Aldo.

O programa “Irati UniverCidade Olímpica” é coordenado desde o início pelo professor Paulo Machinski, do Departamento de Educação Física do campus Irati. As atividades envolvem a participação de acadêmicos bolsistas, remunerados pela Universidade, que desenvolvem um conjunto de projetos e ações para a comunidade na área do esporte.

Para o período de 2017 e 2018, as ações propostas vinculadas ao Programa são os projetos de extensão que trabalham a iniciação e treinamento esportivo nas modalidades: atletismo; basquetebol feminino e masculino; futebol; ginástica artística; handebol e voleibol feminino e masculino.

“O Município tem várias áreas de esporte e nos faltam profissionais. E a Unicentro complementa isso com os acadêmicos do curso de Educação Física dando orientação e instrução para as nossas crianças se desenvolverem no esporte. É um convênio que vem há muito tempo e tenho certeza que vai perdurar em Irati”, salienta o prefeito Jorge Derbli.

Já o secretário Municipal de Esportes e Lazer, Antonio Celso de Souza, destaca o conhecimento acadêmico proporcionado pela Unicentro dentro da parceria. “Um projeto que já existe há mais de 20 anos e que cada gestor público deve renovar o programa. Quem ganha é toda a comunidade iratiense”, complementa.

O coordenador do programa, professor Paulo Machinski conta que as ações de iniciação e treinamento dentro das modalidades visam a formação como cidadão. “Além da formação completa como cidadão, ao longo dos anos conseguimos revelar muitos atletas dentro do programa. Outro objetivo importante é que ele serve de laboratório para os nossos acadêmicos, porque nessas atividades que são desenvolvidas eles podem estagiar e adquirir novas experiências”, explica.

Segundo o professor Paulo, o programa atende, em média, 200 crianças, jovens e adultos por ano. “Nós temos alunos que começaram na categoria sub-13 e continuam no programa dentro da categoria master. Hoje as ações são desenvolvidas desde o sub-10 porque a procura é grande, e temos estendido também aos adultos porque estes eram as nossas crianças de antes e quiseram continuar no projeto”, conclui o professor.

Texto: Assessoria Unicentro

Fotos: Marina Lukavy

Galeria de Fotos