facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1003 - Já nas bancas!
25/08/2017

Alunos da região se destacam em Concurso Nacional de Haicai

Alunos da região se destacam em Concurso Nacional de Haicai

Saiu o resultado do 16° Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-Juvenil do ano de 2017 e vários alunos de escolas da região Centro Sul foram premiados. O concurso é realizado todos os anos, o objetivo de criar poesia dando referência à natureza ou às estações do ano.  O concurso foi promovido pelo Grêmio Ipê de São Paulo, com o tema “A caminho da escola”. Participaram do concurso 2.013 alunos de 37 escolas, de 18 cidades dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.  

De Irati e região, 22 escolas participaram, com 42 professores e 1.122 alunos, que enviaram seus trabalhos a São Paulo. A cidade com mais representantes foi Irati, que teve 583 alunos concorrendo e obteve 34 classificações. Em segundo lugar foi Mallet, com 240 alunos participantes e 12 classificações. Terceiro lugar, Rebouças com 92 alunos e duas classificações. De Prudentópolis foram 73 alunos e três classificações. Rio Azul teve 63 alunos participantes e Fernandes Pinheiro 61 alunos, ambos com 01 classificação. Ao todo foram 53 classificações da região, num total de 101 do concurso deste ano.

Na categoria infantil, de Mallet a aluna da Escola Municipal Nossa Senhora e Monte Claro, Aline Drewnowski, de 05 anos, ficou em primeiro lugar. Em segundo lugar ficou a aluna Camila Filus, de 09 anos, de Irati, da Escola Municipal São Valdomiro. O terceiro lugar ficou para a cidade de Prudentópolis, para o aluno Jean Lucas dos Santos, de 10 anos, da Escola Estadual do Campo São João Batista.

Na categoria Juvenil I, a vencedora foi de Rebouças, a aluna Taís Dambrowski Wierczorkowski, 13 anos. Na categoria Juvenil II, o vencedor foi o aluno Rafael Miszkievicz de, 15 anos,  de Mallet, do Colégio Estadual do Campo Adão.

Receberam menções especiais, os alunos de Irati: Bianca dos Santos Pepe de Oliveira, Bruno de Lara, Lucas Ramos de Lima, Vinicius  Borges Schuski e Vitória Monique Mores, 9 anos.

A entrega de certificados aos classificados será no Encontro Brasileiro de Haicai, previsto para o dia 21 de outubro, na cidade litorânea de São Vicente, São Paulo. Para que a caravana de Irati e região marque presença no evento, estão sendo feitas parcerias junto aos municípios envolvidos no concurso.

Os alunos que participaram do 16° concurso Brasileiro de Haicai Infanto-Juvenil têm o apoio do Núcleo Regional de Educação, secretarias municipais de educação, secretarias municipais de cultura, Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais, Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro Sul do Paraná (Alacs), Centro Cultural Clube do Comércio, direção e professores das escolas. Haicai é poema de origem japonesa e é constituído de dezessete sílabas (ou sons) distribuídos em versos de cinco, sete e cinco sílabas.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Grêmio Haicai

Foto: Divulgação