facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 991 - Já nas bancas!
25/08/2017

Autoridades entregam ofício para construção da Delegacia Cidadã em Irati

Autoridades entregam ofício para construção da Delegacia Cidadã em Irati

Na quinta-feira (17), o prefeito de Irati, Jorge Derbli, o comandante da 8ª Companhia Independente de Policia Militar, Major Joas Lins, o delegado Eduardo M. Barbosa e o presidente da Subseção de Irati da Ordem dos Advogados, Luís Augusto Domingues, entregaram   ao secretário de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, deputado Artagão Júnior, um ofício solicitando a criação da Delegacia Cidadã no munícipio.

Na reunião, foi exposto pelo representante da Polícia Civil a situação precária da delegacia de Irati, e os problemas que têm sido enfrentados diariamente. O delegado Eduardo M. Barbosa também destacou a importância do Departamento Penitenciário (Depen) ser responsável pelos presos, para que cada um possa fazer o trabalho que lhe é designado.

O Major Joas Lins falou sobre as dificuldades da Polícia Militar, principalmente  para a resolução de casos em que menores são os infratores e que, por Lei, não se pode mantê-los presos. Todas as questões levantadas foram analisadas pelo Secretário Justiça que disse que  dará apoio à continuidade do processo para a implantação da Delegacia Cidadã.

Durante a reunião também foram apresentados alguns locais para a construção da delegacia, e o secretário propôs uma alternativa resolver esse problema de imediato, que seria alugar um espaço para que funcionasse a Delegacia Cidadã, proposta que foi bem vista pelo prefeito Jorge Derbli.

“O primeiro terreno para Secretaria de Segurança para a Delegacia Cidadã não deu certo, então estamos com outro terreno, temos o próximo ao Fórum Eleitoral que a gente vai oferecer, para ver se esse terreno serve. Mas hoje houve uma alternativa muito mais prática e rápida que seria alugar um imóvel em Irati, como ocorre em outros munícipios, para implantação imediata da Delegacia, porque mesmo que a gente consiga o terreno, até licitar, até construir, leva de um a  dois anos, e o aluguel seria em curto prazo. Isso é uma opção que vamos discutir na próxima semana”, explica o prefeito.

Para o Major Joas Lins a reunião foi importante e evidenciou que as autoridades estão empenhadas em resolver a situação. “Foi uma reunião boa, produtiva, principalmente na criação da Delegacia Cidadã, é importante saber da vontade dos poderes constituídos, porque nada se faz sozinho”, comenta o Major.

O presidente da OAB, Luís Augusto Domingues, acredita que a reunião trouxe alternativas concretas. “A presença do secretário, que prontamente atendeu ao nosso convite, de fato trouxe e deu a expectativa de soluções concretas para esse problema que nós levantamos, que é a Delegacia Cidadã. Então ele sinalizou positivamente ao nosso pleito, que é no primeiro momento, fazer a locação do imóvel para tirar a parte administrativa da delegacia e lá permanecer só a carceragem, que certamente vai trazer uma melhora significativa no trabalho da Polícia Civil. Então diante disso, eu acredito que foi muito positiva a reunião, porque recebemos uma resposta positiva do poder executivo estadual nessa nossa demanda”, finaliza.

Texto/fotoS: Jaqueline Lopes/Hoje Centro Sul 

Galeria de Fotos