facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 991 - Já nas bancas!
14/08/2017

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Richa participará da Fenafep

Está confirmada a presença do governador Beto Richa (PSDB) na VIII Festa do Feijão Preto, a Fenafep. O governador virá a Prudentópolis no sábado (12). Vários prefeitos, deputados e secretários de estado também devem participar da festa, que comemora o aniversário de 111 anos do município com a maior feijoada do mundo e diversos shows nacionais.

 

Transporte universitário

O prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato (PSD), recebeu o deputado estadual Hussein Bakri (PSD), no último dia 05. Ele foi ao município para assinar a liberação de R$ 500 mil para que o município adquira máquinas e equipamentos rodoviários para manutenção de estradas. Trata-se de uma emenda individual do parlamentar para o município que, em contrapartida, atendeu ao pedido de Bakri e tem destinado verbas para o transporte universitário. O prefeito conta que, neste ano, o custeio tem sido parcial, mas, afirma que com a liberação da emenda, o custeio deverá ser integral a partir do próximo ano. Excelente notícia para os estudantes que querem fazer faculdade ou um curso técnico.

 

Revitalização do Rio Iguaçu

A partir de agora, o Governo do Paraná e a Itaipu Binacional vão atuar juntos em ações de educação ambiental, dentro do programa de revitalização do Rio Iguaçu, criado em 2015. O anúncio foi feito no início desta semana, no Palácio Iguaçu, em solenidade que teve a presença do governador Beto Richa; do diretor-geral da Itaipu, Luiz Fernando Vianna; do secretário de  Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior; além de vários prefeitos.  Será utilizada a metodologia do programa Cultivando Água Boa, da Itaipu, que conscientiza indivíduos para o cuidado e o respeito ao meio ambiente. Inicialmente, as ações envolverão 49 municípios lindeiros, dentre eles, Mallet e União da Vitória. Em pouco mais de dois anos de trabalho na revitalização do Rio Iguaçu, 400 mil mudas de árvores nativas foram plantadas nas três bacias que compõem o rio – Alto, Médio e Baixo Iguaçu. Também foram estabelecidos 600 pontos de monitoramento da qualidade da água e recolhidos 500 mil toneladas de lixo.

 

Inspeção

O corregedor regional eleitoral, desembargador Luiz Taro Oyama, estará em Irati e Rebouças na próxima semana, nos dias 16 e 17, para verificar o andamento dos trabalhos de cadastramento biométrico. Além de visitar e inspecionar os fóruns eleitorais das duas comarcas, ele ainda se reunirá com os prefeitos dos municípios de Rebouças, Rio Azul, Irati e Inácio Martins – em encontros por comarca.

 

Mutirão de perícias judiciais

A 1ª Vara Cível da Comarca de Irati tem feito uma série de mutirões de perícias judiciais em processos em trâmite que possuem como requerido o INSS. O próximo mutirão acontece neste sábado (12), quando há 40 perícias agendadas. No último mutirão realizado no primeiro semestre do ano, foram agendadas 18 perícias e 14 foram realizadas, pois quatro pessoas não compareceram.

 

Direto ao Assunto

Na noite de terça-feira (08), nós, Ciro Ivatiuk e Letícia Torres, diretores do Jornal Hoje Centro Sul, participamos do programa “Direto ao Assunto, com Dangui”, que é transmitido pela Najuá FM 106.9. Na ocasião, Dangui conduziu um bate-papo descontraído sobre trajetória de vida e sobre o jornal.