facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1005 - Já nas bancas!
14/08/2017

Prudentópolis comemora 111 anos com a VIII Fenafep

A Festa do Feijão Preto (Fenafep) começou nesta quinta-feira (10) e vai até domingo (13), no Centro de Eventos Terra das Cachoeiras

Prudentópolis comemora 111 anos com a VIII Fenafep

O município de Prudentópolis comemora mais um aniversário com a Festa Nacional do Feijão Preto, a Fenafep, que este ano está na oitava edição. Conhecida pelas belas paisagens turísticas e pela maior concentração de ucranianos do Brasil, a cidade traz várias atrações para a festa.

Além da gama de shows nacionais que acontecem todos os dias e atividades culturais, a festa também será uma oportunidade para mostrar o potencial turístico do município, conhecido como “Terra das cachoeiras gigantes”. Segundo o prefeito, Adelmo Klosowski, Prudentópolis é um dos municípios da região com mais potencialidades no turismo. “Talvez aqui de toda a região, nós tenhamos o maior potencial turístico, e não só da natureza, nosso turismo também é cultural e religioso, temos belas igrejas, temos dois museus completíssimos, representando a comunidade ucraniana”, comenta.

Paisagens naturais

Uma das coisas que mais chama atenção na cidade de Prudentópolis são as paisagens naturais, repletas de cachoeiras. As mais conhecidas são Cachoeira Menor e Salto São Francisco. Este último é considerado o salto mais alto da região Sul e um dos mais altos do país, possuindo 196 metros de queda livre, onde a água transforma-se em névoa antes de tocar no chão. Outra paisagem reconhecida é o Salto São João, que é um dos mais procurados pelos turistas, devido à facilidade de acesso e beleza do conjunto paisagístico. 

Atrativo religioso e cultural

Além da paisagem natural, Prudentópolis também é conhecida como a "Capital da Oração", pelo grande número de Igrejas que possui. São mais de 100 templos, alguns do rito ortodoxo, onde o estilo arquitetônico gótico predomina.

A igreja Matriz de São Josafat tem estilo bizantino, e foi construída entre 1925 e 1928.  Seu interior é decorado com ikonostás – coleção de ícones executados em Munique e entalhados em madeira e púlpito em forma de neve. As missas são realizadas no idioma ucraniano.

Já a igreja Matriz de São João Batista possui um estilo colonial, e foi construída em tijolos no local exato onde os memoráveis desbravadores de Prudentópolis construíram a primeira capela de São João. É considerada como a mais terna e preciosa relíquia do passado prudentopolitano, por ter sido erguida pelos braços dos primeiros colonizadores.

História

Prudentópolis se estabeleceu como município em 5 de março de 1906, mas só em 12 de agosto se desmembrou de Guarapuava. O nome da cidade é uma homenagem ao ex-presidente Prudente José de Morais.

É conhecida pelas belas paisagens naturais e pela maior concentração de descendentes de ucranianos do Brasil. Estes que contribuíram para o progresso da cidade juntamente com outros povos como os poloneses, alemães e italianos, que se dedicaram à agricultura, pecuária e à pequena indústria.

Programação da Fenafep

A programação da VIII Festa do Feijão Preto, que ocorre entre os dias 10 e 13 de agosto, conta com várias atrações, em especial, os shows nacionais. Na quinta-feira (10) ocorreu o show com Jeann&Julio e Willian e Renan. Nesta sexta-feira (11), Amado Batista se apresenta. Sábado (12), Marcos &Belutti. Domingo (13), Luan Santana.

Nesta sexta-feira, 11 de agosto, acontece o concurso cultural Rainha Fenafep 2017, no Palco Cultural, às 18h30. A programação também conta com palestras aos agricultores sobre a cultura do feijão e com atrações esportivas, como a Rústica no domingo (13). Haverá ainda exposição agrícola e feira gastronômica. 

 

Texto: Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Divulgação

Galeria de Fotos