facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1005 - Já nas bancas!
14/08/2017

Festa das sementes começa nesta sexta-feira em Teixeira Soares

A 15ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade e a 1ª Festa dos Guardiões da Semente acontecem no dia 11 e 12 de agosto, no Centro de Eventos Miguel Belinoski.

Festa das sementes começa nesta sexta-feira em Teixeira Soares

Começa nesta sexta-feira (11) a 15ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade e a 1ª Festa dos Guardiões da Semente, no Centro de Eventos Miguel Belinoski, em Teixeira Soares. A expectativa de público para os dois dias de festa é de três mil participantes.

A programação começa às 9 horas com a recepção das caravanas da agricultura familiar e exposição dos organizadores, que serão de várias regiões do Paraná, Santa Catarina e outros estados brasileiros.

A exposição contará com vários produtos, mas principalmente sementes crioulas e alguns produtos agroindustrializados, que serão expostos para trocar, vender e também para doação entre os agricultores. Serão mais de 100 expositores participando da festa.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de Teixeira Soares, Antonio Luciano de Souza, alguns estandes foram preparados para mostrar as experiências feitas com as sementes. “A festa terá detalhes técnicos, com o Centro Paranaense em Referência a Agroecologia (CPRA) que estará com alguns estandes mostrando as experiências, os projetos de diversificação da chamada pública, que vai apresentar estufas de bambu e o uso do bambu. Vamos ter o SENAI que prestará informações sobre orgânicos, vamos ter o Colégio Agrícola que vai apresentar algumas coisas também”, explica. O CPRA, o Colégio Agrícola de Palmeira, a Unicentro e o Instituto Federal do Paraná terão estandes onde apresentarão experiências.

O presidente diz que as duas festas serão para comemorar o dia da semente. “As duas festas serão juntas, porque a feira começou a se tornar um evento festivo, por isso a gente já decidiu que seja a feira e a festa junto, porque a gente vai festejar o dia da semente, com todas as sementes, as experiências nossas, nesses dois dias”, disse.

Objetivo

Segundo o presidente do sindicato o objetivo da festa é que a genética das sementes crioulas continue com o agricultor familiar. “O objetivo da festa é a troca de genética da agrobiodiversidade, a troca de sementes que é um banco genético vivo e a intenção é manter, similar às sementes crioulas, um banco genético vivo. Então, a intenção mesmo é que a genética das sementes crioulas, a agrobiodiversidade continuem nas mãos dos agricultores, principalmente os agricultores familiares”, comenta.

Início dos preparativos

Os preparativos para a 15ª Feira Regional de Sementes Crioulas e Agrodiversidade e a 1ª Festa dos Guardiões das Sementes em Teixeira Soares iniciaram no começo do ano, com uma reunião para discussão dos detalhes de realização das festas.

Durante a reunião, os gestores destacaram a importância que a feira possui no município, especialmente por causa da grande predominância da área rural. Na ocasião, os gestores ainda relataram que as feiras ajudarão a valorizar as famílias de agricultores, através de oportunidades na geração de renda, da manutenção das sementes crioulas e da expansão da agroecologia. 

 

Texto: Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Divulgação