facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 997 - Já nas bancas!
07/08/2017

Unicentro oferecerá curso de Turismo em Prudentópolis

Anúncio foi feito em Prudentópolis nesta terça-feira (01)

Unicentro oferecerá curso de Turismo em Prudentópolis

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e o Governo do Estado oficializaram a oferta do curso de Turismo, a partir do próximo ano, no Câmpus Avançado de Prudentópolis. O evento foi na Câmara Municipal, na terça-feira (01), e contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), Ademar Traiano.

Segundo Rossoni, a oferta do curso vai intensificar o trabalho de promoção do potencial turístico da cidade. “É um projeto que vem sendo trabalhado pelo prefeito Adelmo Klosowski, juntamente com as lideranças do município. E estamos unindo os investimentos na área de turismo com o curso que vem ao encontro do que nós desejamos que é desenvolver essa área”, destaca.

O presidente da Alep lembra que o município tem vocação natural e cultural para o turismo. “A região é pródiga, a natureza contemplou Prudentópolis com estas cascatas que, realmente, são dignas de todo e qualquer olhar diferenciado”, disse Traiano. Segundo ele, Unicentro tem uma contribuição especial ao olhar Prudentópolis dessa forma. “Nós precisamos fazer com que o município cresça no campo do turismo porque é uma indústria sem chaminé e geradora de riquezas e de receita. E para atrair muita gente para a cidade, a formação de profissionais é fundamental”.

A oferta do curso a partir de 2018 em Prudentópolis foi uma solicitação do prefeito Adelmo Klosowski, à Universidade. Depois disso, foi feito o processo completo para implantação, que envolveu as instâncias administrativas da Unicentro e do Governo do Estado, como a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Conselho Estadual de Educação.

“Esse curso só vem acrescentar a todo esse potencial que nós temos, e preparar nossos jovens para o mercado de trabalho e a nossa população para receber os nossos turistas”, afirma o prefeito.

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, explica que um passo fundamental para a concretização do curso foi o Departamento de Turismo do câmpus de Irati ter acolhido a proposta e assumido o compromisso da oferta sem a contratação adicional de professores. “Neste caso, além da autorização do Governo, a vontade política de fazer acontecer essencial foi a do Departamento de Turismo ao assumir a responsabilidade da oferta de mais um curso atendendo a esta demanda aqui do município de Prudentópolis”, acrescenta Aldo.

No câmpus de Prudentópolis, atualmente, são ofertados os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia, todos ligados aos respectivos departamentos de Irati.

O curso em Prudentópolis vai funcionar nos moldes do que é oferecido em Irati. O professor do Departamento de Turismo Ronaldo Ferreira Maganhoto é natural do município e é quem vai coordenar o curso. Para 2018, são 40 vagas destinadas ao curso. Desse total, 16 serão preenchidas pelo Vestibular 2018, que está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (04); quatro vagas pelo Programa de Avaliação Continuada (PAC) e 20 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Viaturas

Ainda na terça-feira (01) foi realizado o repasse de quatro veículos para a Polícia Militar de Prudentópolis e entidades beneficentes. A entrega oficial contou com a participação do chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, deputado Ademar Traiano, do prefeito Adelmo Klosowski, do presidente da Câmara Municipal vereador Marcos Roberto Lachovicz e demais vereadores, além de diversas autoridades.

A Patrulha Escolar recebeu um Pálio Weekend e o Asilo São Vicente de Paula recebeu GM Astra. Já Associação de Proteção aos Animais São Francisco de Assis (Apasfa) recebeu a chave simbólica de furgão modelo Kangoo, que será usado no recolhimento de animais feito pela entidade. A Associação e Comunidade de Tratamento ao Alcoolismo e Dependentes Químicos (ACTA) também recebeu um veículo modelo Logan.

Texto: Agência de Notícias e Assessoria CMP

Fotos: Assessoria

Galeria de Fotos