facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1010 - Já nas bancas!
07/08/2017

Procissão de São Cristovão movimenta Irati

Mais de 4 mil veículos foram abençoados. Destaque para caminhões e ônibus que quase dobraram a sua participação na procissão.

Procissão de São Cristovão movimenta Irati

A tradicional Procissão de São Cristóvão movimentou Irati neste fim de semana na 68º edição do evento. Diversos motoristas percorreram as ruas da cidade e a BR 153 em um percurso de mais de 9 quilômetros demonstrando a sua fé. O percurso iniciou às 9h35min e terminou às 12h35min.

Ao todo, foram 4.809 veículos abençoados neste ano, uma leve diferença comparado ao ano passado, quando houve a benção de 4.977 veículos.

O principal destaque ficou com os caminhões e ônibus que aumentaram a sua participação. No ano passado eram apenas 593 caminhões e ônibus e neste ano a participação aumentou para 997 veículos. “Muitas empresas de caminhões e furgões e ônibus participaram da procissão, de empresas dos municípios da região Centro Sul”, disse VandeleiKawa, integrante da comissão organizadora.

Já os veículos leves, motocicletas e bicicletas tiveram leve diminuição da participação.  Neste ano foram 3.293 veículos leves, no ano passado, o número tinha sido de 3.697. Nas motocicletas e bicicletas a participação foi de 619. No ano passado, a participação foi de 687 motos e bicicletas.

As doações espontâneas de motoristas somaram neste ano R$ 7.511,50. Esse valor será integrado ao balanço geral festa de São Cristóvão juntamente com a arrecadação da venda da rifa de prêmios que serão sorteados pela Loteria Federal em setembro.

Os prêmios para o caminhão e carros enfeitados serão julgados após a revelação das fotos e serão entregues na paróquia com data a ser agendada pela coordenação e os motoristas premiados. “Tivemos muitos carros e caminhões enfeitados durante a procissão. Parabéns a todos pela homenagem a São Cristóvão e a cidade de Irati pelos 110 anos”, disse VandeleiKawa.

“Agradecemos a organização a todos os padres Jorge, Mário, Frei Antoninho e Frei Marcos, diáconos Luciano e Julio e a equipe de apoio dos sacerdotes, os jovens da Jufra da Paróquia Nossa Senhora da Luz/Capela São Francisco que durante anos acompanham este trabalho. Agradecimentos aos nossos motoristas, motoqueiros e ciclistas que participaram da celebração e procissão, ao comando e soldados da 8ª Companhia da Polícia Militar, ao comando e soldados do Corpo de Bombeiros, à Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal, apoio da prefeitura de Irati e a imprensa de Irati pelo apoio na divulgação deste grande evento e aos nossos patrocinadores e colaboradores pela doação dos brindes distribuídos durante a procissão e benção”, disse Vanderlei, em nome da equipe organizadora.

A procissão teve a coordenação geral da Paróquia Nossa Senhora da Luz e dos Franciscanos da Jufra, com apoio naorganização e segurança da Polícia Militar, Policia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal.

Resultado do sorteio do cupom da Procissão:

01-Bateria para caminhão oferecido pela Angaí Peças e Serviços - ganhador Rodrigo Teleginski(Irati)

02- Um rádio oferecido pela Servopa - ganhador EstefanoStrujak(Irati)

03-Balde de óleo oferecido pela Irapeças - ganhador Marco Izeno Mattos (Irati)

04- Capacete/capa oferecido pela Mega Motos - ganhador Daniel B. dos Santos (Irati) 

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul e Divulgação

Galeria de Fotos