facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1010 - Já nas bancas!
31/07/2017

Editorial - A agricultura e a história

Editorial - A agricultura e a história

No Dia do Agricultor, reverenciar o trabalho destes homens e mulheres que se dedicam ao cultivo da terra para a produção de alimentos é pouco diante relevância histórica e social do que a atividade econômica agrícola representa.  Uma das profissões mais antigas, a agricultura foi responsável pela mudança da característica nômade dos povos primitivos e a ficção do homem em vilas, que depois iriam se tornar as cidades. 

A história das civilizações mistura-se com a dos alimentos. As especiarias que motivaram o comércio entre os continentes. A cultura associada à fartura ou a falta de alimentos em tempos de guerras. As particularidades regionais respaldadas pelos diferentes tipos de plantas que podem ser cultivadas em determinadas regiões devido ao clima, ao tipo terreno e que são inviáveis em outras. Os hábitos culturais associados à comida.  Tudo isso em termos gerais e  considerando o transcurso histórico de evolução da humanidade.

Ao levarmos em consideração aspectos particulares, como a atual realidade brasileira, nos damos conta de que a crise econômica enfrentada pelo país não é mais grave devido aos bons resultados da agricultura. O setor é responsável por grande parte do PIB, das exportações, além de assegurar alimentação farta e de qualidade para a população.

Na mesa, ao consumirmos um prato de arroz com feijão, uma fruta, uma verdura, muito raramente pensamos sobre tudo isso. Assim como muitos dos moradores dos grandes centros urbanos sequer imagina como é a vida nas propriedades rurais, como os produtores atuam em seu dia-a-dia, levantando de madrugada para alimentar os animais ou começar a colheita. São pessoas de mãos calejadas e olhar brilhante, que sabem o valor da terra, o cuidado que as plantações exigem. São pessoas sábias em sua simplicidade, que continuam preocupadas em alimentar as demais e se satisfazem com isso.

Nesta edição especial do Dia do Agricultor, homenageamos aqueles que influenciam a vida da humanidade cultivando bons alimentos, necessário à vida de todos nós.