facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 997 - Já nas bancas!
28/07/2017

Emater auxilia produtores para acesso ao crédito rural

Emater auxilia produtores para acesso ao crédito rural

A Emater – vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – auxilia pequenos produtores paranaenses na elaboração de projetos técnicos para financiamento para custeio das lavouras ou investimento em melhorias na propriedade. A expectativa do órgão é repetir o resultado do último ano agrícola – os profissionais do instituto viabilizaram 16,8 mil contratações que resultaram na liberação de R$ 469 milhões em crédito para as famílias atendidas.

O Instituto Emater, que atua nos 399 municípios do Estado, iniciou novamente este trabalho com os produtores, a partir da divulgação do novo Plano Safra para a Agricultura Familiar.

De acordo com o diretor-presidente da Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann, o Instituto trabalha projetos estratégicos nas diversas regiões do Estado, visando gerar renda para as famílias que vivem no campo e trazer dinamismo para as economias. Neste contexto, o crédito é uma ferramenta muito importante.

“Sem este recurso o agricultor não consegue acessar os meios de produção e novas tecnologias, fazer com que sua propriedade progrida e ele possa participar de todo o processo de modernização que ocorre hoje no campo. Por isso, no último ano já envolvemos cerca de 660 profissionais nesta ação, o que deve se repetir nesta nova safra”, destacou Niederheitmann.

Os técnicos da Emater levam orientações através de visitas periódicas às propriedades ou, ainda, promovem eventos que reúnem produtores para debater a aplicação de uma determinada solução tecnológica.

Recursos

Para ter acesso às diversas linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf, o produtor rural precisa de uma declaração que ateste o seu enquadramento às regras do programa, conhecida DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf. Na última safra, os técnicos da Emater emitiram esse documento para cerca de 12 mil famílias de agricultores paranaenses.

A atuação da Emater com crédito rural acontece de forma articulada com agentes financeiros, com organizações de representação dos agricultores, como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

Texto/Foto: Agência Estadual