facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 982
24/07/2017

Festa de São Cristóvão inicia nesta sexta-feira em Irati

A programação do evento começa com o show do cantor Diego Fernandes, e segue durante toda a semana.

Festa de São Cristóvão inicia nesta sexta-feira em Irati

A festa do padroeiro dos caminhoneiros chega a 69º edição, em Irati, com várias atividades religiosas e recreativas para quem deseja participar. A abertura começa na sexta-feira (21),com o cantor católico Diego Fernandes, com o show “Não desista de viver”, às 20h30, na Matriz Nossa Senhora da Luz. O valor do ingresso custa R$10.

A programação continua durante semana, e no sábado (22) acontece à missa em ação de graças pelos motociclistas e motoboy e a benção das chaves e capacetes. Após a missa haverá venda de churrasco, arroz e maionese no pátio da igreja Matriz. Já no domingo (23) acontecem as missas no período da manhã, às 8h30 e 10h, após terá almoço das massas, e às 18h novamente a missa.

Durante a semana, todos os dias haverá missa na Matriz. Na segunda-feira (24) será às 19h30. Terça-feira (25), às 19h30, com o momento de louvor. Quarta-feira (26), às 15 horas com a novena, 19h30 com o coral Chiara de Luna, e às 20horas começa a noite da sopa, com sorteio de vários prêmios. Na quinta-feira (27), a missa começa às 19h30. E na sexta-feira (28), começa às 19h30, e às 20h tem a noite recreativa, com sorteio de prêmios, churrasco, quentão e outros.

O sábado (29) começa com a tradicional corrida de São Cristóvão, que sairá da Igreja Nossa Senhora da Luz, às 15 horas. As inscrições podem ser feitas durante a semana na Secretaria Municipal de Esportes de Irati, no ginásio do Batatão, na Amcespar e na secretaria da igreja Matriz, com a Natalia. No dia, quem deseja participar poderá fazer a inscrição das 13h às 14h apenas na Praça da Matriz com os organizadores. A programação continua às 18 horas com a missa, e a noite haverá sorteio de prêmios, venda de churrasco, salada, pratos quentes e bebidas.

No domingo (30), a festa começa às 8 horas com a missa dos Motoristas e Motociclistas. Às 9h30 tem a tradicional procissão com a imagem de São Cristóvão e benção dos veículos, que também inicia em frente à Matriz. Às 10 horas tem a missa solene. E às 12 horas começa o churrasco, almoço e produtos típicos, além do leilão de bolos.

A Festa de São Cristóvão

Em 1948, em Irati, o italiano Frei Capuchinho Nereu José Bassi, conhecido como Frei Nereu do Vale, começou a festa de São Cristóvão. E nesses 68 anos seguintes houve a festa na Matriz Nossa Senhora da Luz. O primeiro motorista a levar a imagem do santo foi o Sr. Carlos Stroparo, em um caminhão ford. Em 2008, foi inaugurado pelos organizadores um memorial em homenagem aos idealizadores, colaboradores e motoristas da festa. Na última festa, em 2016, mais de 30 mil pessoas participaram do evento religioso.

Reconhecimento

A festa de São Cristóvão de Irati foi reconhecida como a festa mais antiga do Brasil envolvendo motoristas, citada no livro RankBrasil: O livro dos recordes brasileiros, de 2017, com uma imagem antiga do evento. Na descrição há um pouco da história da festa, que reúne milhares de motoristas que participam da procissão pelas ruas da cidade e no final recebem a benção dos padres.

Texto: Jaqueline Lopes/Hoje Centro Sul

Foto: Arquivo/Hoje Centro Sul