facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1010 - Já nas bancas!
24/07/2017

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Wi-fi gratuito em Teixeira Soares

Em Teixeira Soares, nas próximas semanas, a população terá acesso à internet gratuitamente nas duas praças da cidade. De acordo com o prefeito Lula Thomaz, o wi-fi estará liberado para todos em, no máximo 20 dias. O prefeito e a vice Juliana Belinoski enfatizam que a iniciativa garantirá a inclusão digital na cidade, melhorando a vida das pessoas.

Investimentos em coleta seletiva

Nesta semana, o Governo do Paraná liberou quase R$ 15 milhões para sessenta  municípios de médio e pequeno porte implantarem e aprimorarem a coleta seletiva. O recurso do Instituto das Águas do Paraná foi autorizado pelo governador Beto Richa para compra de caminhões de lixo, equipamentos de triagem e campanhas de educação ambiental através de convênio com os municípios. Serão R$ 250 mil por convênio e cada município vai licitar, prioritariamente, a compra de um caminhão específico para coletar o lixo separadamente. Na região, Teixeira Soares é um dos municípios cujos gestores aguardavam ansiosamente pelos recursos para a compra do caminhão, que auxiliará na melhoria da coleta seletiva.  

1ª Mostra de Projetos Pedagógicos em Inácio Martins

Na última semana, entre os dias 10 e 13 de julho, a Secretaria Municipal de Educação de Inácio Martins realizou a 1ª Mostra de Projetos Pedagógicos do Ensino Fundamental (anos iniciais). A troca de experiências entre os educadores, que comentaram as práticas pedagógicas desenvolvidas no primeiro semestre foi a tônica do evento. Participaram escolas urbanas e rurais e foram abordadas todas as disciplinas e conteúdos da proposta pedagógica curricular.

Lazer e descontração

Em Inácio Martins, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) realizou uma festa julina nesta semana, no dia 18. O prefeito Junior Benato, o chefe de gabinete Ismael Cesar e a secretária de Promoção Social Alcelita Stroparo Benato fizeram questão de marcar presença. O prefeito destacou que ações como o Arraiá do CRAS serão sempre incentivadas pela administração, por serem momentos importantes de lazer e descontração para as crianças e suas famílias.

Rodeio especial

Além do tempo ensolarado e com temperatura agradável que há muitos anos não se via no Rodeio de Irati, do público recorde de 80 mil pessoas durante os três dias de festa, a 29ª edição do rodeio ainda foi especial para prefeito de Irati, Jorge Derbli, pelo fato da sua neta, Maria Eduarda, ter conduzido a imagem de Nossa Senhora durante a abertura oficial da festa. Isso, sem comentar o prestígio político do prefeito, que recebeu a visita de vários deputados estaduais e federais, além de integrantes do auto escalão do Governo Beto Richa.