facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 982
21/07/2017

Tratamentos Indicados para Dores nas Pernas

Tratamentos Indicados para Dores nas Pernas

Você tem dificuldades para caminhar e sente muitas dores nas pernas? Entenda as principais causas e tratamentos indicados para quem sofre com este problema.

Dor nas pernas é um sintoma muito frequente, uma grande porcentagem da nossa população em algum momento na sua vida vai apresentar algum tipo de dor na perna, sendo mais comum a partir quinta década de vida.

Limitações como a dificuldade em caminhar, realizar tarefas diárias básicas e dormir bem podem ser prejudicadas por essas dores e tem um impacto importante no emocional das pessoas.

 O que causa as dores nas pernas?

Muitas vezes as dores nas pernas são multifatoriais e crônicas, para explicar melhor existem três grandes áreas médicas demonstram a principais causas dessas dores:

– Circulatórias: Sensação de peso nas panturrilhas, queimação, coceiras, presença de cãibras repetidas e a dificuldade em caminhar trajetos mais longos. Na grande maioria das vezes são associados ao edema (inchaço causado pela retenção de líquidos nos tecidos).

– Neurológicas: essa é a mais difícil de ser diagnosticada por apresentar sintomas inespecíficos. Uma característica desses sintomas é estarem relacionados com alterações na sensibilidade.

– Musculoesqueléticas: são alterações nos músculos, nas articulações, nos ossos. Elas possuem diversas causas:  traumas, doenças degenerativas, movimentos repetidos. Na maioria das vezes essas dores nas pernas são localizadas.

É muito frequente a queixa de dores durante as caminhadas, seja em curta ou longas distâncias, logo no primeiro momento do dia ou que pioram com o passar do tempo e até mesmo as localizadas em um determinado local ou em toda perna.

Sensações de amortecimentos, choques localizados e irradiação da dor por toda a perna também estão associados a estes problemas.

Como tratar estas dores?

O primeiro passo é definir quais as causas que levam a essas dores. A avaliação realizada por um especialista exige um conhecimento e experiência ampla para fazer um diagnóstico correto. Uma consulta e um exame físico detalhados ajudam a identificar as causas das dores nas pernas.

É importante realizar uma consulta com um especialista da sua confiança. Pois além do conhecimento e experiência ampla desse profissional, você deverá sentir-se à vontade durante todo o tratamento.

Em um segundo momento a realização de exames complementares como Raio X, Ultra Som Vascular, uma Ressonância Magnética e um exame de sangue ajudam na definição e diferenciação das dores.

Por fim, dar início a terapia, o tratamento na maioria dos casos não é apenas com remédios, mas entender as suas rotinas, iniciar terapias de reabilitação com fisioterapeutas e a adaptação do paciente com suas limitações é fundamental.

O tratamento com espuma e laser nas varizes tem se mostrado muito eficaz para as dores nas pernas de origem circulatórias. A terapia compressiva e de reabilitação tem um papel importante da manutenção das doenças crônicas.

A Agiolife possui uma equipe capacitada, equipamentos de exames complementares,  parceria com instituições bem conceituadas e uma experiência ampla no tratamento de dores em pernas. Entre em contato e pré-agende a sua consulta com o nosso especialista em angiologia e cirurgia vascular, Doutor Cristiano T.Barbosa Pinto.

Texto/Foto: Assessoria AngioLife