facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 997 - Já nas bancas!
21/07/2017

6ª Expotexas supera expectativas e destaca-se como o maior rodeio country da região

100 anos

6ª Expotexas supera expectativas e destaca-se como o maior rodeio country da região

A 6ª Expotexas contabilizou números positivos. Quase 50 mil pessoas participaram dos festejos do município de Teixeira Soares, que comemorou o seu Centenário. O público acompanhou shows nacionais, eventos culturais e esportivos, desfile e a disputa entre os peões, que buscavam uma vaga para o Rodeio de Barretos.

O rodeio encerrou na noite de domingo (16) e foi marcado pela presença do narrador Marco Brasil, um dos maiores locutores do país, ganhador de cinco prêmios como melhor locutor nacional.  Na final do rodeio, ele levantou o público que assistia com uma narração diferente e animada, além de chamar na arena o deputado federal Sandro Alex, o prefeito Lula Thomaz, a vice-prefeita Juliana Belinoski, os organizadores da Expotexas, a rainha e as princesas do Centenário e os finalistas.

Após a solenidade do encerramento, com o pronunciamento do deputado, do prefeito e vice-prefeita, houve um momento de agradecimento a Deus pela Expotexas. Só depois começou a final do rodeio, em que o campeão vai representar Teixeira Soares em Barretos.

Para o deputado federal Sandro Alex o evento foi maior do que muitos imaginavam. “A Expotexas confirma-se como o maior rodeio country da região, o número de pessoas que passaram aqui chega a cerca de 50 mil. Em um município de porte pequeno isso é muito significativo e esse foi especial porque comemoram os 100 anos do município, o Centenário. Eles estão com uma administração muito arrojada, estão com projetos marcantes. Temos um grande objetivo agora que é a ligação de Teixeira Soares com a BR-277”, ressaltou.

Para o prefeito, Lula Thomaz, a festa foi um evento maior do que o esperado. “A Expotexas superou as nossas expectativas, passaram por Teixeira Soares quase 50 mil pessoas nesses quatro dias de festa. É a festa do povo, o povo veio, participou. E o balanço é positivo, o povo veio de forma como nós já esperávamos, foram totalmente ordeiros, nenhuma briga, é a Expotexas da família, o bonito é que nós vimos crianças, vimos pais, mães celebrando essa instituição que eu prezo tanto que é a instituição família”, conta.

Ele também agradeceu a todos que colaboraram e participaram do evento no Centenário do Município. “Quero agradecer as pessoas que nos ajudaram, quero agradecer a equipe organizadora que trabalhou de forma correta, sempre certinha. Nós vamos fazer uma boa prestação de contas para que o povo saiba cada centavo que foi aplicado na festa. Agradecer o povo da prefeitura que me ajudou muito para que esse evento bonito acontecesse”, disse.

Evento

Os quatro dias da Expotexas tiveram eventos diversificados, voltados para todos os públicos. Os visitantes puderam conhecer as novidades do setor agrícola, conferir a parte comercial e aproveitar a praça de alimentação coberta.

Um dos setores mais visitados foi o de exposição com os animais, onde o público pôde conferir o maior boi adestrado do Brasil, da raça Nelore/Holandês. O boi Playboy, como é chamado, pesa 1.200 quilos e participou do Rodeio Country que ocorreu durante a noite. Durante o fim de semana, as crianças também se divertiram com passeios de pônei e puderam participar do tradicional Clube da Bezerra, que ocorreu na sexta-feira (14). No Clube da Bezerra, as crianças participam de um concurso infantil de criação de bezerra.

 

O público também pode conferir os shows nacionais e gratuitos com Marcos Paulo e Marcelo, Carreiro e Capataz, e Cezar e Paulinho.  A área cultural também contou com a programação do festival Talentos da Nossa Terra, que trouxe várias apresentações artísticas no domingo.

Desfile Cívico apresenta a história dos 100 anos de Teixeira Soares

No dia em que Teixeira Soares comemorou seu Centenário, dia 14 de julho de 2017,  um Desfile Cívico festivo marcou a data. No ato, ex-prefeitos falecidos foram representados pelas escolas, que desfilaram com cartazes, imagens e faixas mostrando um pouco da história desses personagens nos 100 anos de Teixeira Soares.

O dia do aniversário da cidade começou com a celebração da Santa Missa e, logo após, teve o hasteamento da bandeira em frente à prefeitura, com o pronunciamento de autoridades locais. Em seguida começou o desfile com as bandas Guarani e Banda Jovem.

Também desfilaram os ex-prefeitos e o atual prefeito Lula Thomaz com a esposa Rejane Thomaz. Posteriormente, a rainha do Centenário e a rainha do Cinquentenário desfilaram em cima de um carro e, após, as escolas.

De acordo com o secretário de Educação de Teixeira Soares, Clemerson Jonari Cardoso, ao todo 15 escolas participaram do desfile, entre estaduais e municipais, homenageando os ex-prefeitos falecidos. Também marcaram presença grupos ligados à Secretaria do Bem Estar,  como o Grupo Folclórico e o da Terceira Idade, entre outros.

A diretora do Colégio João Negrão Junior, Sandra Mara Nedopetalski Luy enfatiza a importância do Centenário. “Eu penso que essa data que o município está comemorando é um evento que realmente não pode passar em branco, tem que ser festejado, o município todo tem que participar. A nossa escola é uma escola estadual, mas está dentro de Teixeira Soares, e os nossos alunos são munícipes teixeirasoarenses, fazem parte desta história, e o João Negrão com certeza tem que estar presente. Vamos representar inclusive o primeiro prefeito que foi o João Negrão Junior, que dá nome ao nosso colégio”, comenta.

Ela também conta como foram os preparativos para o desfile. “Para os preparativos teve um grande envolvimento, principalmente da diretora-auxiliar, Joanita, que organizou e preparou todo esse momento com o auxílio dos nossos alunos, nossos funcionários e nossos professores, para que a gente possa então comemorar e festejar junto com o município essa data tão importante”, disse.

Segundo o secretário de Educação, os preparativos começaram há alguns meses, e inicialmente, foi feito um sorteio. Após a escolha cada escola ficou responsável por pesquisar a história do prefeito que iria representar, e preparar como iria fazer o desfile.

Daiane Rener, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mundo Encantado, fala que na preparação contou com o envolvimento das crianças para fazer a homenagem. “A preparação foi bem legal porque a gente conseguiu unir todos os funcionários para fazer o desfile, foi muito bom. Teve a participação de todos os alunos e funcionários da escola. E nós representamos o prefeito Manoel Rogério Dias que foi nomeado em 1931, e as crianças que estão na frente são as balizas, depois delas vêm os funcionários. As crianças ajudaram a fazer os preparativos com os pompons que elas (balizas) estão, cartazes e também ensaiaram para as balizas”, conta.

Agricultores têm programação especial na Expotexas

A 6ª Expotexas também homenageou o Dia do Produtor. Na quinta-feira (13), ocorreu uma programação especial destinada aos agricultores. Durante a manhã ocorreram palestras promovidas pelo Sindicato Rural, juntamente com a Emater, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e grupos de produtores.

Nas palestras foram tratados assuntos como conservação de solos e meio ambiente, programa de regularização ambiental e o cadastro ambiental rural, valorização e desenvolvimento de agroindústrias. A programação da manhã terminou com uma palestra motivacional sobre como ter sucesso na propriedade rural.

“É o dia que a gente programa especialmente para o agricultor vir escutar palestras, novas tecnologias, ou normas políticas ou ambientais para ele estar por dentro do que está acontecendo”, comenta a presidente do Sindicato Rural, Lisiane Rocha Czech.

Agroindústria

Uma das palestras foi ministrada pela coordenadora estadual de mercados para agricultura familiar e engenheira agrônoma da Emater- Curitiba, Mary Stela Bischof, que falou sobre a importância da agroindústria na região e como ela pode ser desenvolvida.

Mary Stela destacou que a agroindústria pode ser uma forma de fazer o jovem ficar na propriedade rural. “Eu tenho insistido que o agricultor familiar tem que produzir coisas diferentes e diferenciadas, ou seja, produzir várias coisas ou ter produtos que remetam à cultura alimentar local e regional. A gente identifica que quando tem uma propriedade que está buscando essas alternativas a partir desses processamentos de alimentos das agroindústrias, o jovem volta para a propriedade. O jovem começa a ver perspectivas de ele ter uma atividade econômica, a partir dessa diferenciação da produção, e aí você pode fazer esse movimento de identificar quais saberes que estão presentes, porque cada região tem a sua especificidade e com isso você cria esse movimento virtuoso para buscar mercados externos”, comenta.

Ela afirma que o primeiro passo para a agroindústria é identificar essas culturas locais e, então, a organização em grupos. “Fazer uma ação no Conselho, com as entidades rurais, de identificar esses agricultores que estão nas atividades e são potenciais. Quem são os que estão na atividade é quem está com uma propriedade diversificada que não está só produzindo grãos, que não está só integrado nas cadeias produtivas fortes da região, mas que ainda estão produzindo alimentos diferenciados. Os potenciais são aqueles que possuem o saber –  de fazer esses produtos processados. É identificar. Nós na região oeste iniciamos organizando cafés coloniais, onde a gente colocava numa mesa, chamava primeiro entidades para partilhar, para identificar aqueles sabores que são bons, e depois foi avançando para organizar feiras municipais, feira mensal, daí semanal, até que criou um volume de pessoas, agroindústrias, já buscando essa diversificação”, disse.

A coordenadora estadual de mercados para agricultura familiar reitera que é necessário um trabalho em união para conseguir o desenvolvimento através da agroindústria. “De preferência, as entidades também se articularem para  trabalhar junto, que às vezes as entidades estão puxando para seu lado e não têm incentivo. O município que eu vim, por exemplo, a cooperativa de grãos que comprava a grande produção de soja e milho, quando ela fazia reuniões técnicas com seus produtores , ela contratava a associação nossa para fornecer o café colonial. Então que é uma coisa simples, mas que foi fundamental para motivar o grupo. A associação a cada vez fazer produtos de qualidade porque quando vinha as reuniões, a cooperativa trazia pessoas de fora, de muitas regiões, e a acolhida do pessoal do evento é com produtos da agricultura familiar, do município, da região”, relata.

Olimpíada Rural

Os agricultores também tiveram a oportunidade  de se confraternizar na primeira edição da Olimpíada Rural em Teixeira Soares.

As provas aconteceram na parte da tarde com a participação de quatro equipes de comunidades do interior do município.

Foram realizadas provas em oito modalidades: Pelotaço, Cabo de Guerra, Corrida do Saco, Futebol Cravinha, Torneio de Truco, Debulha Milho e Arremesso de Feno.

Autoridades participam da Expotexas

Momentos de alegria, de fé e devoção a Nossa Senhora Aparecida, e muita competitividade entre os peõesmarcaram a abertura do Rodeio Country da Expotexas, na quinta-feira (13). Expressivo público, que lotou as arquibancadas, e autoridades participaram do evento.

Estiveram presentes o Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e os deputados estaduais Alexandre Curi e Bernardo Ribas Carli. Da região, participaram os prefeitos de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, de Rio Azul, Rodrigo Solda e de Mallet Moacir Alfredo Szinvelski.

As autoridades foram recepcionadas pelo prefeito Lula Thomaz e pela vice-prefeita Juliana Belinoski. Também estiveram na abertura do rodeio, o presidente da Câmara Municipal Claudinei de Souza, outros vereadores do município, além da equipe que organizou a Expotexas.

Nos outros dias, o evento também teve a participação de autoridades. No sábado (15), durante a 1ª Maratona Esportiva, o deputado estadual Stephanes Junior e o prefeito de Imbituva, Bertoldo Rover visitaram a Expotexas. No domingo (16), o deputado federal Aliel Machado participou da Cavalgada e o deputado federal Sandro Alex participou do encerramento do Rodeio.

Maratona Esportiva

Mais de 200 corredores participaram da 1ª Maratona Esportiva realizada em Teixeira Soares no sábado (15). O evento fez parte das programações da 6ª Expotexas e das comemorações do Centenário do município.Ao todo, foram nove quilômetros de corrida, disputadas nas categorias juvenil, adulto, veterano e máster.  Todas, no feminino e masculino. 

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk e Jaqueline Lopes/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos