facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1003 - Já nas bancas!
14/07/2017

Os nomes de ruas e a história de personalidades das cidades aniversariantes

Os nomes de ruas e a história de personalidades das cidades aniversariantes

Conheça quem foram as pessoas que hoje dão nome a algumas das principais ruas dos municípios de Irati, Rio Azul e Teixeira Soares que, nesta semana, comemoram seus aniversários. Grandes personagens da história de cada cidade, do estado e do Brasil.

Irati

Rua Coronel Emílio Gomes – Foi Coronel da Guarda Nacional e  primeiro prefeito de Irati. Ele assumiu o cargo de prefeito após indicação de lideranças políticas, em 15 de Julho de 1907. Emílio Gomes trabalhou na abertura de ruas, na colonização de Gonçalves Júnior e participou de diversos assuntos de interesse do povo iratiense. Ficou na administração da cidade por menos de um ano. Morava em Covalzinho desde 1899.

Rua Coronel Pires – Foi Coronel da Guarda Nacional e pioneiro na fundação da cidade. Foi o um dos primeiros comerciantes de Irati. Trabalhou na instalação do Distrito Judiciário de Irati em 1904, e foi eleito o primeiro Juiz Distrital e Camarista, por Imbituva. Foi prefeito de Irati de 1912 a 1916. Trabalhou na definição dos limites territoriais de Irati.

Rua Armando van der Laars – Foi o primeiro vice-prefeito de Irati, eleito pela Câmara Municipal, a posse aconteceu no dia 2 de março de 1964, e foi até 1969. Ele ganhou a eleição do vereador Ernesto Silva Araújo.

Rua Munhoz da Rocha – Foi Governador do Paraná de 1920 a 1928. Trabalhou para a construção do Porto de Paranaguá, e para retirar uma divida significativa em que o estado estava. Aboliu a Bandeira e o Hino do Paraná. Ambos foram restabelecidos após muitos anos, em 1950.

Avenida Vicente Machado – Foi Governador do Paraná em três ocasiões, 1893, 1894 e 1904. Foi Promotor Público e Secretário do governo. Contribuiu com o jornalismo, quando escrevia para jornais famosos artigos entusiasmados políticos. Defendeu a República e teve grande participação na formação do pensamento republicano paranaense.

Rua Conselheiro Zacarias – Foi um grande personagem da elite política, e é considerado uns dos principais construtores do Império do Brasil. Em 1853 governou o Paraná por 16 meses, ocasião em que teve várias contribuições significativas como a remuneração dos professores, conservação das estradas, melhorou a saúde pública, entre outras. Recebeu o titulo honorífico de conselheiro de Pedro II.

Rua Dezenove de Dezembro – Esse é o dia em que é celebrada a emancipação política do estado do Paraná, que ocorreu em 1853. Após várias tentativas, o Paraná conseguiu o desmembramento de São Paulo com o apoio à Revolução Farroupilha, o argumento econômico, a grande lucratividade e com a produção de erva-mate na região.

Fonte: Revista Irati 100 anos – história, por José Maria Orreda – Rádio Najuá – Curitiba Space – Tribuna PR.

 

Rio Azul

Rua Guilherme Pereira – Foi o sexto prefeito de Rio Azul, de 1924 a 1926. Criou cargos necessários e distintos frente ao Poder Executivo como secretário procurador e fiscal da Câmara. Também foi o responsável por criar a guarda municipal, construir a cadeira de Rio Azul, e o antigo cinema da Praça Ruy Barbosa, e contratou o fornecimento de luz elétrica pública e particular, que durou seis meses. Construiu novas estradas, como a estrada para a localidade de Barra do Rio Azul.

Avenida Manoel Ribas – Foi governador do Paraná em 1932, quando o então presidente, Getúlio Vargas, o enviou para conciliar conflitos políticos. Ele governou por 13 anos, e teve um papel importante para o desenvolvimento do Paraná. Iniciou a construção da Estrada Cerne e a Estrada de Curitiba a União da Vitória, e de Ponta Grossa a Apucarana. Também estimulou a agricultura, pecuária e educação, foi o responsável pela construção do Colégio Estadual do Paraná (CEP), escola que ainda hoje é referencia de ensino no estado.

Fonte: Livro: Rio Azul 70 anos - Administração Ansenor Valentin Girardi – Curitiba Space.          

 

Teixeira Soares

Rua Domingos Molinari – Foi um dos primeiros moradores da cidade, e também foi prefeito. Tinha um papel importante no desempenho do contexto rural e semiurbano, o sobrenome é referencia à liderança local, a política, as atividades e posses.  Devido à diversificada rede de empresas que se destaca a extração de erva-mate e madeira, juntamente com o sócio Ernesto Gubert.

Rua João Negrão Junior – Foi um dos primeiros moradores da cidade de Teixeira Soares, e o primeiro prefeito eleito, em 1917, ficou no cargo até 1921.  Bastante populista a cidade. Em 1936, foi vereador, com mais de 50 votos que o prefeito obteve naquela eleição.  Desempenhava um papel de liderança na vida comunitária Era exportador de erva-mate e proprietário de armazém de secos e molhados.

Rua XV de Novembro - Neste dia comemora-se a Proclamação da República, que ocorreu no Rio de Janeiro, em 1889.  Feita por civis republicanos, militares e outros grupos que tinham o interesse em por um fim na monarquia. Este dia é feriado nacional.

Fonte: Dissertação de Luiz Gustavo de Oliveira, DEVOTOS DO SIGMA: INTEGRALISTAS DE TEIXEIRA SOARES/PR, 1935-1938, Universidade Estadual do Centro Oeste – Unicentro, 2015.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Karin Franco e Arquivo/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos