facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 991 - Já nas bancas!
14/07/2017

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Governador deverá visitar Irati

O governador Beto Richa deverá vir a Irati para participar das comemorações dos 110 anos do município. Duas possibilidades são consideradas, mas até o fechamento desta edição não haviam sido confirmadas. A primeira é de que o governador venha na quinta-feira (13), no período da manhã, e participe dos eventos voltados à agricultura, que ocorrerão em Guamirim.  A outra possibilidade é de que o governador venha no sábado (15), para o 29º Rodeio Crioulo de Integração. Até o fechamento desta edição não havia sido confirmada a agenda oficial.

Veículo

Durante a solenidade de entrega da Unidade de Saúde Fósforo, também foram destinados 9 veículos novos para vários setores da administração. Na oportunidade, o prefeito Jorge Derbli aproveitou para rebater críticas que tem recebido por ter comprado uma caminhonete para uso nas viagens necessárias ao exercício do cargo. Ele explicou que muitas reuniões ocorrem em cidades como Curitiba e Ponta Grossa e que o município não dispunha de um veículo mais novo para estas viagens.  Derbli enfatizou que durante os seis meses em que utilizou sua caminhonete particular para as viagens não recebeu nenhum elogio e, agora, que houve a aquisição do veículo para o município, tem recebido críticas, sobretudo nas redes sociais.

Professor Araújo é o presidente do Rotary (foto)

José Maria Grácia Araújo, o professor Araújo, assumiu a presidência do Rotary Clube Irati no início deste mês de julho. A solenidade contou com a presença de muitos convidados e ocorreu na noite de 05 de julho, nas dependências da Casa da Amizade.

Homenagens

Duas sessões solenes de entrega de títulos de cidadania fazem parte da programação alusiva aos 110 anos de Irati nesta semana. Na segunda-feira (10), a Câmara Municipal de Irati entregou o título de Cidadão Honorário para o maestro João Wilson Faustini. E nesta quarta-feira (12), fará a entrega de título de Cidadão Honorário de Irati para o pastor Claudemir Barbosa Lourenço, da Comunidade Evangélica Alcance.

Estrada Irati São Mateus

Uma audiência pública com moradores de Irati e São Mateus do Sul para discutir as obras de pavimentação da PR-364 ocorreu na noite de terça-feira (11). Na ocasião, técnicos da Secretária de Estado Infraestrutura e Logística (SEIL) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) apresentaram novos aspectos do projeto que prevê a pavimentação dos 47,71 quilômetros da estrada entre Irati e São Mateus do Sul.  No total, 71 proprietários terão suas áreas afetadas pelas obras e foram convidados a participar da audiência – que foi realizada em Irati, no auditório da 4ª Regional de Saúde – para discutir detalhes do projeto e dos processos de desapropriação.

Mesmo traçado

O projeto de pavimentação da estrada entre Irati e São Mateus do Sul deverá manter o mesmo  traçado já existente. Somente nos 1,2 mil metros finais do trecho em Irati será feita uma nova variante, para desviar a área central do bairro Riozinho. Também está prevista a construção de uma nova ponte sobre o Rio Turvo, de 21,6 metros de extensão. A estimativa de investimento da obra é de R$ 143 milhões.