facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1003 - Já nas bancas!
14/07/2017

Editorial - Festividades e desenvolvimento

Editorial - Festividades e desenvolvimento

A semana é de comemoração na região, já que três municípios estão de aniversário. Rio Azul completa 99 anos e Teixeira Soares, 100 anos, no dia 14 de julho. Irati completa 110 anos no sábado, 15 de julho.

Cada município tem planejado festividades culturais e esportivas, além de comemorações especiais através de moções de aplausos, entrega de títulos de cidadãos honorários e outras homenagens.

Como tradicionalmente realizam, Teixeira Soares e Irati promovem nesta mesma época suas principais feiras: o famoso Rodeio de Irati e a Expotexas.

Em Irati, os planos vêm sendo traçados desde o início do ano, com reformas e melhorias no CT Willy Laars. O resultado é visível há semanas e a poucos dias do evento, as instalações recebem os últimos ajustes.

Em Teixeira Soares, os preparativos também iniciaram nos primeiros meses de 2017. Sobretudo devido ao Centenário do município. Os últimos detalhes para a festa popular que marcará esta importante data estão sendo finalizados. Os eventos ocorrerem no Centro de Eventos Miguel Belinoski.

A expectativa dos municípios com os eventos não está somente em poder comemorar seus respectivos aniversários. Uma das intenções é que esses eventos sejam uma espécie de chamariz de visitantes de outras cidades e regiões. Com novos visitantes, os municípios conseguem novos consumidores que podem fazer a economia local se fortalecer durante estes eventos. O visitante pode se hospedar em hotéis e pousadas, consumir em restaurantes, comprar no comércio local e também visitar os diversos pontos turísticos.

Além disso, os eventos transformam a economia local, pois os comerciantes dos próprios municípios conseguem ter uma renda extra através de vendas neste período festivo. A grande circulação de pessoas num mesmo lugar amplia as possibilidades de vendas – tanto nos locais das festas, como no comércio em geral.

Enfim, as comemorações são um ótimo momento para marcar e comemorar o desenvolvimento dos municípios que cresceram ao longo do tempo. Mas também são uma ótima oportunidade para os municípios mostrarem o que tem de melhor e aumentar as chances de crescerem ainda mais economicamente.