facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 982
10/07/2017

Escola Municipal dos Colonizadores recebe visita do LeiaHoje

Escola Municipal dos Colonizadores recebe visita do LeiaHoje

Os alunos da Escola Municipal dos Colonizadores do distrito de Gonçalves Júnior receberam, na última segunda (03), a visita da equipe do projeto LeiaHoje, do Jornal Hoje Centro Sul.

Na ocasião, as jornalistas Karin Franco e Jaqueline Lopes, acompanhadas pela coordenadora do projeto Silmara Andrade, realizaram uma palestra em que o destaque foi mostrar para os alunos o que é uma reportagem jornalística e como ela é feita.

Inicialmente, a equipe explicou as diferenças entre fazer um jornal nos dias atuais e fazer jornal antigamente. Para fomentar o tema e despertar o interesse dos alunos, as jornalistas utilizaram vídeos e fotos para explicar sobre a história da produção jornalística e a evolução tecnológica influenciando esta produção. As crianças puderam viajar no tempo e entender como foi criado o primeiro jornal e como se deu o surgimento do jornalismo no Brasil. Elas também puderam notar o quanto os mecanismos utilizados para fazer o periódico foram melhorando.

Os alunos interagiram com a equipe, questionando sobre o funcionamento do jornal e como as notícias são feitas. “A interação foi muito importante já que os alunos puderam tirar várias dúvidas que tinham sobre o assunto”, disse a jornalista Karin Franco.

Para fazer com que os alunos entendessem melhor sobre a palestra, foram utilizados exemplos do cotidiano dos alunos, que são as estradas rurais, agricultura e ônibus escolar.

Em outro momento da palestra, a profissão de jornalista foi abordada. Jaqueline Lopes contou para as crianças os motivos de ter escolhido a profissão, e também destacou como é cursar essa faculdade de jornalismo.

Projeto LeiaHoje

O Jornal Hoje Centro Sul estimula o contato dos alunos com a escrita através do projeto de incentivo à leitura LeiaHoje, que é desenvolvido em diversas escolas dos municípios da região  Centro Sul desde junho de 2013.  Atualmente, escolas estaduais e municipais de Irati, Rebouças, Inácio Martins, Rio Azul, Teixeira Soares e Fernandes Pinheiro participam do projeto.

Escola de Fernandes Pinheiro realiza Festa Junina

No dia 02/07 (domingo), aconteceu em Fernandes Pinheiro uma grande festa julina das escolas Municipais Floresval Ferrreira, Cmei Tia Aurora e “Novo Mais Educação”. Nessa ocasião houve várias apresentações típicas como: quadrilhas com as crianças e o concurso de sinhozinhos e sinhazinhas, entre outras divertidas atrações da época.

Os vencedores do Concurso de Sinhozinho e Sinhazinha da Escola Municipal Floresval Ferreira foram Mayummy Ludmylla Andrade Lopes com 4.200 votos, ela é filha de Franciele da Luz Andrade Alves e Sérgio Antonio Ribeiro Lopes, e Jorge Henrique Andrade, com 3155 votos, ele é filho de Karen Mariele da Silva dos Santos e Antonio Eraldo Andrade.

Do Cmei Tia Aurora os vencedores foram Ana Flávia de Lara Freitas, com 2.115 votos, e Felipe Gabriel dos Santos Farias, com 2.121 votos. Ela é filha de Beatriz Garzuzi dos Santos Farias, ele é filho de Simone dos Santos e Marcos André Gonçalves Farias.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Silmara Andrade/Hoje Centro Sul e Divulgação

Galeria de Fotos