facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 976 - Já nas bancas
10/07/2017

Centenário de Teixeira Soares: Preparativos para a 6ª Expotexas estão na fase final

Centenário de Teixeira Soares: Preparativos para a 6ª Expotexas estão na fase final

O Centro de Eventos Miguel Belinoski, em Teixeira Soares, está sendo estruturado para receber a sexta edição da Expotexas. As tendas que cobrem grande parte do evento já estão montadas e o espaço está recebendo os últimos preparativos para a festa, que inicia na próxima quarta-feira (12) e segue até o domingo (16).

De acordo com o prefeito Lula Thomaz, as equipes estão trabalhando para deixar tudo pronto em breve. “As coisas vão se afunilando, os colaboradores da prefeitura e os terceiros envolvidos estão trabalhando dia e noite para que a festa realmente aconteça com excelência. Nós estamos vendo que todos os eventos desenvolvidos pela prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Secretaria de Esporte, têm dado muito certo. E se tem dado certo é porque têm pessoas responsáveis e compromissadas para com os eventos de Teixeira Soares”, disse.

Grande parte do Centro de Eventos terá cobertura, como os espaços dedicados para praça de alimentação e para os shows nacionais, infantis e de talentos. “Essa festa foi feita, elaborada para que o nosso povo seja o grande beneficiado. A festa foi pensada para o povo, é a festa onde todos os shows são gratuitos, se Deus quiser, teremos um tempo bom, mas se tiver tempo chuvoso, 70% do espaço será coberto”, disse o prefeito.

Além do Rodeio Country, o destaque da programação são os shows nacionais. “Nós temos três grandes shows nacionais, temos Marcos Paulo e Marcelo, Carreiro e Capaz, temos Cesar e Paulinho, e o domingo (16), o rodeio com Marco Brasil. Todas as entradas francas, gratuitas, o povo pode vir participar, é a festa do povo”, destaca o prefeito.

A 6ª Expotexas ocorrerá na semana em que Teixeira Soares completa 100 anos e as comemorações acontecem apenas seis meses após Lula Thomaz ter assumido o cargo de gestor do município. “Realmente é um desafio muito grande, porém a vida é feita de desafios. Nós já tivemos a escolha da Rainha do Centenário, com a escolha sendo feita com um formato diferente. Assim como a nossa Expotexas vem com uma roupagem diferente, vem com o nosso rodeio, o campeão aqui terá vaga assegurada em Barretos, nós procuramos dar grandiosidade aos eventos. Já que está sendo investido, nós temos que investir bem. A data é muito forte, nós sabemos que o momento é de dificuldade, e aqui em Teixeira Soares não é diferente, também estamos passando por momentos difíceis, mas o nosso povo merece, estamos fazendo uma festa responsável, onde não ficarão saldos para trás, nós faremos uma festa com uma prestação de conta muito bem apresentada para que não reste dúvida onde foi investido o dinheiro do povo”, explica.

Lula ainda conta que buscou parcerias para que o custo fosse menor para o poder público. “Nós fomos buscar parcerias. Nós buscamos junto a SEAB, Copel, Sanepar, Caixa Econômica Federal, várias empresas do setor privado, nosso comércio local nos ajudou, os espaços foram vendidos, foram feitas permutas com praça de alimentação com show do Cesar e Paulinho, então nós buscamos realmente baratear a nossa festa. O momento é uma data muito forte. Então nós procuramos em um curto intervalo de tempo fazer uma grande festa com menos que se era aplicado em Teixeira Soares em festas anteriores, com grande diferencial, as contas serão prestadas de forma clara e correta”, disse.

Desenvolvimento

O desenvolvimento que ocorreu em Teixeira Soares ao longo dos anos e continua em andamento é destacado pelo prefeito. “Teixeira Soares eu vejo da seguinte forma: Eu vejo uma cidade que evolui demais, Teixeira Soares foi aberta, e está sendo aberta a cada dia para novas ideias. Teixeira Soares é hoje um dos municípios com um potencial agrícola muito forte, a nossa agricultura soma altas cifras, investimentos estão sendo feito na melhoria de estradas. Eu tenho certeza, com o passar desses 100 anos muitas coisas boas foram feitas, muitos prefeitos por aqui passaram, todos deixaram sua marca positiva, cada um contribuiu para que Teixeira Soares chegasse até aqui. E o nosso povo é esse povo alegre, que participa dos eventos, é um povo que a gente vê com muita gratidão. Tenho uma gratidão muito grande por esse povo que me acolheu e que me deu a oportunidade de ser prefeito no centenário da nossa cidade”, ressalta Lula Thomaz.

Projeto Centenário

Diversas instituições de Teixeira Soares estão realizando programações alusivas às comemorações dos 100 anos do município. Uma das programações aconteceu na quarta-feira (05) e reuniu os CMEIs, as escolas municipais e estaduais, e também as escolas de educação especial como a APAE.

Eles participaram do Projeto Centenário, que foi realizado com alunos de 15 escolas. O projeto contou com um concurso cultural onde os alunos realizaram, desde o primeiro semestre, trabalhos como desenho, texto em prosa, versos, poesia e paródia, todos com a temática do aniversário do município. Os trabalhos foram organizados e orientados pelos professores.

O projeto culminou com a premiação dos melhores trabalhos em 11 modalidades participantes nesta quarta-feira (05), no Centro de Eventos do município. Mais de 500 pessoas prestigiaram a premiação, que contou com apresentações culturais.

Os trabalhos do concurso foram avaliados por uma equipe diferente de professores para que houvesse imparcialidade. “Nós pegamos uma equipe de professores aposentados, alguns professores que estão fora do quadro, para poder avaliar esses trabalhos, da forma mais imparcial possível, para que não tivesse o peso de conhecer alguém, tanto que nós não colamos nomes nos trabalhos, e nem nome das escolas. Nem do aluno, nem da escola. E  premiamos quem fez o trabalho e foi selecionado. Tivemos alguns prêmios de participação, e três premiações: de primeiro, segundo e terceiro colocado”, disse o secretário municipal de Educação, Clemerson Jonari Cardoso.

As escolas também estão se organizando para participar do Desfile do Centenário, que será realizado às 9h, no dia do aniversário de Teixeira Soares, na sexta-feira (14). “Nessa oportunidade, cada escola vai representar os prefeitos que já passaram pelo nosso município. São 24 prefeitos que vão ser representados pelas escolas, com aluno caracterizado, faixas. Cada escola vai representar um ou dois prefeitos porque o número de escolas não é o mesmo que o de prefeitos”, comenta Clemerson.

A expectativa é que o desfile conte com mais de mil alunos participantes.

Cidadão Honorário

A Câmara Municipal de Teixeira Soares também celebrou o aniversário do município essa semana. Na noite desta quinta-feira (06), os vereadores participaram de uma Sessão Solene que concedeu título de Cidadão Honorário a João Inácio Roos, ex-prefeito do município.

“Homenageamos uma pessoa de grande importância e relevância do nosso município que é o seu João Inácio Roos, que foi duas vezes vereador, duas vezes prefeito, então entregamos um título de Cidadão Honorário e também homenageamos os ex-presidentes [da Câmara de Vereadores] que passaram pelo nosso município nesses 100 anos”, destacou o presidente da Câmara Municipal, Claudinei de Souza.

Na mesma sessão, foi entregue uma Moção de Aplauso para o Grupo Gaúcho.  “Nós realizamos uma homenagem ao Grupo Gaúcho de Teixeira Soares, que são alunos do Colégio Estadual João Negrão Júnior, que faz um bom tempo que vem divulgando a cultura do nosso município na região”, disse o presidente.

Claudinei ainda destacou a importância da comemoração do Centenário do Município. “O que tem a comemorar é a nossa agricultura que tem grande importância para o município e para a região. A parte da educação, de esportes, todas as áreas do nosso município, graças a Deus, vem se desempenhando bem e enfim, parabenizar a nossa população e todas as pessoas que contribuíram para hoje nós estarmos comemorando 100 anos”, disse.

Texto: Karin Franco e Leticia Torres

Fotos: Karin Franco e Leticia Torres/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos