facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 976 - Já nas bancas
10/07/2017

Editorial - Educação e cotidiano

Editorial - Educação e cotidiano

Já é sabido há muito tempo que a educação é uma das ferramentas mais importantes para desenvolver uma nação. E o processo educacional precisa iniciar cedo, com a criança pequena tendo oportunidades para se desenvolver e aprender.

Além da escola, a criança também pode encontrar nas atividades complementares formas diferentes de aprender sobre o mundo. Duas das iniciativas do gênero, são os projetos LeiaHoje, do Jornal Hoje Centro Sul, e o projeto Câmara Mirim que, neste ano, teve seu início em Irati nesta semana.

Realizado pela Câmara de Vereadores de Irati, propõe que crianças do município participem como vereadores mirins. E eles participam de fato. No anterior à participação do projeto, eles precisam ir em busca de votos para serem eleitos. Quando eleitos, precisam se preparar para assumir. Já na posse, as crianças realizam todos os rituais que costumeiros aos vereadores adultos, inclusive o de escolher a Mesa Diretora, decidindo quem será o presidente.

Depois disso, as crianças ainda têm a oportunidade de realizarem projetos de lei, sob orientação, a partir de temas que acham pertinentes.

Toda essa experiência de “brincar de vereador” traz a essas crianças a oportunidade de conhecer um ambiente que muitos adultos ainda desconhecem: o ambiente onde são feitas as nossas leis. Mas mais do que isso, através dela eles começam desde cedo a entender o que é ser cidadão na nossa sociedade.

Já através do Projeto LeiaHoje, que incentiva a leitura, as crianças aprendem sobre a realidade através de fatos do cotidiano, através das notícias. As edições do jornal são utilizadas em salas de aula, onde os alunos lêem o jornal e também levam edições para casa onde lerem com os pais. Além disso, o projeto também dá a oportunidade aos alunos de conhecerem diferentes profissões através de palestras e visitas dos integrantes do jornal e apoiadores.

Essas são somente algumas das diferentes iniciativas que podem ser realizadas para contribuir com a educação das nossas crianças. Uma criança com uma boa educação será um adulto consciente dos seus deveres e direitos e saberá como atuar na sociedade.