facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 982
03/07/2017

Jogos Educativos

Jogos Educativos

Os jogos educativos são uma ferramenta eficaz na aprendizagem. Além de serem ótimos presentes criativos, ajudam na motivação do aluno, contribuem como estratégias alternativas para o desenvolvimento de conteúdos, na aquisição de certas habilidades, pois muitos possuem mais facilidade para aprender e memorizar através desse método.

A maneira de ensinar é lúdica, não é cansativa e ajuda despertar o interesse. Influencia não só o processo intelectual, cognitivo, mas também as relações sociais e as maneiras de agir diante das coisas. Saiba um pouco mais sobre a importância dos jogos educativos, os diversos tipos existentes, algumas dicas de jogos para aplicar em sala de aula e a importância e os cuidados dos jogos online.

Importância dos Jogos Educativos

Crianças que possuem dificuldade de concentração e de aprendizagem, podem ter um resultado mais satisfatório quando o método para ensinar são os jogos. Eles estimulam o aluno, o motivam, despertam a curiosidade, proporcionando uma forma de aprender que é prazerosa, de maneira lúdica, bem diferente dos resultados de uma aprendizagem sob “pressão”. Outro ponto importante é a maneira com que os jogos influenciam no desenvolvimento da agilidade, da concentração e do raciocínio.

Contribuem para um desenvolvimento intelectual, pois precisam pensar, tomar “decisões”, criar, inventar, aprender a arriscar e experimentar. Dependendo da maneira com que os jogos são aplicados, podem ajudar também no comportamento em grupo, nas relações pessoais e na ajuda coletiva.

Para crianças em processo de alfabetização, os jogos permitem com que elas assimilem melhor e se familiarizem com as letras, os números, as formas, as cores e desenvolve a percepção de que existe uma lógica. Como brincam com tudo e a todo instante, é importante a presença de jogos que, além de proporcionar uma boa brincadeira, sirva para o seu desenvolvimento, e as faça ver o aprendizado como algo interessante.

Há uma grande importância em “brincar”; crianças que não brincam podem desenvolver grandes dificuldades e frustrações no decorrer da vida. Hoje, o modo acelerado de se viver influencia na forma de aprendizagem das crianças, pois possuem a agenda cheia de atividades, vivem atarefadas, exaustas, não têm mais paciência e acabam perdendo a essência da brincadeira.

Consequentemente, isso influencia na maneira de agir diante de algumas situações, corta a imaginação e a criatividade, a criança não tem mais o prazer de sentar para jogar um jogo de tabuleiro, jogo de cartas, os pais não têm mais tempo para jogar junto com os filhos, tempo de desenvolver atividades diferentes e tudo isso afeta no aprendizado

Por isso, é importante a liberdade para as brincadeiras, o espaço e o incentivo dos pais e dos educadores. Os jogos e brinquedos educativos, permitem essa liberdade, a criança mesmo estando no seu tempo livre, desenvolve atividades intelectuais, cognitivas, de uma forma divertida. E os jogos também facilitam a forma de educar, fazendo com que a sala de aula seja um ambiente agradável. A escola precisa ser um lugar onde as brincadeiras não perdem a vez.

A disciplina também pode ser desenvolvida através dos jogos, pois é necessário ter uma ordem para efetuar a atividade e quando há um interesse pelo que está sendo apresentado, a criança contribui para essa ordem. Sendo assim, o tema, por mais difícil de ser ensinado e compreendido, é melhor absorvido quando há o interesse, a curiosidade e a disciplina e em todos esses aspectos os jogos educativos podem contribuir.

IRATI

Aluna do João de Mattos é parabenizada por desempenho na Olimpíada de Matemática

A equipe diretiva e o corpo docente do Colégio Estadual João de Mattos Pessôa (EFM) parabenizou a aluna do 7º ano A, Emili Fernanda de Campos por seu excelente desempenho na Olimpíada de Matemática (OBEMEP).

No ano anterior, Emili estava no 6º ano e participou da 1ª e segunda fases da OBEMEP, recebendo Menção Honrosa. Neste ano, a aluna participou da 1ª fase, acertando 17 das 20 questões, um número bastante expressivo.

“É importante salientar que Emili não se destaca apenas na Olimpíada, mas diariamente é uma aluna bastante participativa e dedicada em todas as disciplinas, com notas altíssimas, é uma aluna muito gentil com todos. Parabenizamos também os pais da aluna, que participam ativamente do processo de ensino e aprendizagem da filha. Sem dúvida, o acompanhamento da família auxilia no desempenho escolar dos estudantes”, comenta  a diretora Marilisa Aparecida Vidal de Andrade Hamad.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Divulgação

Galeria de Fotos