facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 991 - Já nas bancas!
03/07/2017

Sperafico participou de reunião do Parlasul em Montevidéu

Sperafico participou de reunião do Parlasul em Montevidéu

A 48ª Sessão Ordinária do Parlamento do Mercado Comum do Sul (Mercosul), Parlasul, foi realizada nos dias 26 e 27 de junho, segunda e terça-feira desta semana, na cidade de Montevidéu, capital do Uruguai, com os objetivos de debater e deliberar sobre extensa Ordem do Dia, incluindo 30 propostas e pareceres de comissões.       

Entre os parlamentares brasileiros presentes, esteve o deputado federal Dilceu Sperafico, integrante titular do Parlasul desde a sua criação, o que lhe permitiu participar de todas as decisões coletivas importantes para a organização e países membros.

O Congresso Nacional Brasileiro é representado no bloco por três senadores e 16 deputados federais, de diversas agremiações partidárias e unidades da Federação.

Segundo Sperafico, os trabalhos, realizados no Edifício Mercosul, iniciaram pela manhã de segunda-feira e se estenderam até o dia seguinte, com participação efetiva e democrática de parlamentares de todo o continente.

Entre as atividades desenvolvidas estiveram reuniões de Comissões Permanentes e da Mesa Diretora do Parlasul, com a análise e encaminhamento para votação de diferentes temas da agenda.

Conforme Sperafico, entre os assuntos debatidos nessa última reunião estiveram a crise econômica na Argentina, a proposta de suspensão do bloco da Venezuela, protocolada em dezembro do ano passado, e o ingresso da Bolívia, o que ainda depende de aprovação de cada país-membro.

Na avaliação de Sperafico o encontro foi positivo, pois possibilitou o debate de crises enfrentadas por países integrantes do bloco, incluindo o Brasil e a Venezuela, além de facilitar o diálogo e a troca de experiências e conhecimentos, que contribuem para a maior eficiência e qualidade da atividade legislativa, visando sempre o desenvolvimento e o bem-estar da  população.    

Sperafico é membro titular da Comissão Permanente de Trabalho, Políticas de Emprego, Seguridade Social e Economia Social, cujos trabalhos, com apresentação, discussão e votação de proposições e manifestações, iniciaram em reunião às nove horas da manhã de segunda-feira.

Segundo ele, as demais Comissões Permanentes são responsáveis por temas como Assuntos Jurídicos e Institucionais; Assuntos Econômicos, Financeiros, Comerciais, Fiscais e Monetários; Assuntos Internacionais, Interregionais e Planejamento Estratégico; Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esporte; Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo; Cidadania e Direitos Humanos; Assuntos Internos, Segurança e Defesa;  Infraestrutura, Transportes, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca; e de Orçamento e Assuntos Internos.

Conforme o deputado Sperafico, a atual Mesa Diretora do Parlasul, tem como presidente o deputado federal Arlindo Chinaglia, do Brasil; e  como vice-presidentes os parlamentares Jorge Tiana, da Argentina; Tomás Bittar, do Paraguai; Daniel Caggiani, do Uruguai; e Luís Emílio Rondón Hernandez, da Venezuela. 

Texto e foto: Assessoria DDS