facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 991 - Já nas bancas!
23/06/2017

Evento PIN premia as maiores produtividades de soja da região Centro Sul

Evento PIN premia as maiores produtividades de soja da região Centro Sul

No último dia (14), aconteceu em Prudentópolis o jantar Produtividade Integrada (PIN), realizado pelas empresas parceiras Diniz Defensivos e a Multinacional Syngenta, que reconheceram os sojicultores da região de Irati e Prudentópolis que atingiram as maiores produtividades dentro do Programa Integrare.

O objetivo do projeto é atingir a marca de 100 sacas de soja por hectare (sc/ha). E ao todo, os agricultores parceiros alcançaram 86 sc/ha.  Para o gerente regional da Syngenta, João Assis, a Solução Integrada é sinônimo de sucesso, pelo quanto ela contribui em incremento de produtividade. “Isso é resultado, da combinação de Relacionamento, através da Assistência Técnica da equipe da Diniz junto aos agricultores, somado a prestação de serviços e utilização do protocolo de produtos Syngenta. Estes fatores de forma combinada, tem contribuído para o aumento da média de produtividade nos agricultores que estão na jornada conosco”. comenta.

O evento contou com a presença dos agricultores e parceiros no projeto Integrare em que foram premiados os grandes vencedores. O primeiro colocado ganhou uma viagem para Ilha de Comandatuba, na Bahia juntamente com sua esposa. Em Irati, o agricultor vencedor foi Paulo Candeo dos Santos com uma produtividade de 92,0 sc/ha. Ele também havia conquistado o primeiro lugar em 2016. Em segundo ficou Antonio Teleginski, com 85.5 sc/ha, e o terceiro colado foi Ricardo Malinoski, com 80.9 sc/ha. Já em Prudentópolis houve dois produtores, Ambrósio Rudek e Claudinei Rebelato, ambos atingiram 87,6 sc/ha. O segundo lugar ficou com Jonas Kolecha, com 86.2 sc/ha, e o terceiro lugar ficou com Paulo Chomem, com 85.3 sc/ha.

O gerente regional da Syngenta enfatizou a importância do reconhecimento aos agricultores que estavam presentes no evento, pois todos estão interessados em aumentar sua produtividade. “É uma noite de reconhecimento aos campeões de produtividade, que participaram do projeto Integrare na cultura da soja, na safra 2016/2017. A proposta do evento além do reconhecimento é também convidar a todos os agricultores que estavam presentes para continuarmos na Jornada de Incremento da Produtividade para a próxima safra 17/18”, disse João Assis.

Palestra

O evento ainda contou com uma palestra sobre projetos inovadores que colaboram para maior produtividade rural, como: a criação de ferramenta para Análise Foliar; o monitoramento de clima, que visa dar suporte meteorológico nas tomadas de decisões na agricultura; o sensoriamento remoto, que funcionará com mini aeronaves ou drones percorrendo a área de produção com câmeras de infravermelho, sendo possível diagnosticar a presença de pragas ou outras imperfeições nas plantações; e a plataforma online, em que será possível acessar os mais diversos meios, como Análise Foliar, relatórios de visitas, mapas de culturas entre outros.

Ao final da palestra foi feito um reconhecimento ao legado da Família Salante, que é parceira do grupo e contribuiu para o aumento da produtividade ao longo dos anos.  Também foi entregue uma lembrança para as esposas dos agricultores, mostrando a importância que elas têm nesse ramo.  O evento também teve música ao vivo após o jantar.

Filial em Imbituva

O evento também marcou a inauguração simbólica da nova filial do grupo Diniz Defensivos em Imbituva.  O diretor comercial da empresa, Renan Diniz, falou sobre as expectativas para a filial de Imbituva. “Queremos levar a mesma cara que temos em Irati a Imbituva, a mesma proposta de valor diferente. Vimos uma oportunidade de mercado, e estamos indo com um propósito diferente que é agregar alguma coisa ao produtor, para as famílias dos produtores. Esse é o nosso trabalho”, explica.

Diniz Defensivos

A Diniz Defensivos foi fundada em 1992, e este ano comemora 25 anos de atuação no mercado de agronegócio. Possuí três lojas físicas na região Centro Sul, em Irati, Prudentópolis e Imbituva.

Comercializa insumos agrícolas, como fertilizante, defensivos, sementes, entre outros. Também vende cereais (trigo, soja e milho), e faz prestação de serviços, além de contribuir na conservação de solos.

Syngenta

A Syngenta é uma empresa multinacional, que atua em mais de 90 países. Fundada em 2000, com o objetivo de transformar a agricultura de forma sustentável, e aumentar a produtividade agrícola, para alimentar uma população global.

Projeto Integrare

O Projeto Integrare entre Diniz Defensivos e Syngenta começou em 2014, e lançaram o desafio aos parceiros de serem os primeiros produtores a atingir 100 sc/ha. Desde então, são premiados os produtores com as maiores produtividades da região.

Texto e fotos: Jaqueline Lopes/Hoje Centro Sul 

Galeria de Fotos