facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1003 - Já nas bancas!
23/06/2017

Teixeira Soares intensifica preparativos para 6ª Expotexas

Teixeira Soares intensifica preparativos para 6ª Expotexas

De 12 a 16 de julho acontece a 6º Expotexas em Teixeira Soares. Neste ano, a organização tem dado atenção especial ao evento, devido à comemoração do centenário da cidade, no dia 14 de julho. O evento terá muitas novidades e atrações especiais todos os dias de festa.

No momento, a maior preocupação dos organizadores é a estrutura para a festa, sobretudo no que diz respeito ao layout e a montagem dos estandes para os expositores, além de outros espaços com cobertura. A praça de alimentação, shows nacionais, infantis e de talento terão uma tenda coberta, de 20mx60m. Há também a possibilidade de cobrir a arquibancada da arena, mas ainda não está confirmado.

Tradicionalmente, a principal atração da Expotexas é o Rodeio Country, que é considerado um dos maiores da região. E este ano terá apresentações diferentes, como o piro musical, motoqueiro maluco, e no domingo, a narração de Marcos Brasil. Outro diferencial é que o rodeio de Teixeira Soares servirá de etapa classificatória para quem quiser disputar o circuito nacional, em Barretos.  As inscrições começarão na quinta-feira (15/07), e qualquer peão poderá se inscrever.

Nos cinco dias de festa, várias áreas de atuação participam da exposição, que incluirá  instituições agrícolas, maquinário, automóveis, equipamentos, produtos de empresas locais, entre outros. Quem deseja expor, deve entrar em contato com a Associação Comercial de Teixeira Soares.

Haverá também um parque de diversões para a população. Este que irá providenciar o voo panorâmico de helicóptero.

Para o diretor do Departamento de Cultura de Teixeira Soares, Henrique Melo, a  Expotexas aproxima a população. “Nossa proposta realmente é deixar a festa do povo. A nossa festa ganhou uma grande proporção, é muito reconhecida regionalmente, e vamos manter essa ideia. Dentro do possível trouxemos a cidade para dentro da festa”, comenta.

Programação

A programação da 6ª Expotexas inicia na quarta-feira (12/07) com o culto Ecumênico às 19h30. Na quinta-feira (13/07), no Dia do Produtor, as comemorações começam às 8 horas, e serão realizados palestras e seminários relacionados à agricultura.  Às 12h haverá o almoço com os produtores. A novidade do primeiro dia é a “Olímpiada Rural”, realizada pelo Departamento de Esporte, junto com a Secretária da Agricultura. As provas ocorrerão na arena e terão competições diversificadas, ligadas à parte rural.

Às 19 horas começa o Rodeio Country, com uma abertura diferenciada. O dia encerra-se com o show nacional de Marcos Paulo e Marcelo, conhecidos como filhos de Milionário e José Rico, às 22 horas.

Na sexta-feira (14/07), feriado municipal em Teixeira Soares, o dia do centenário começa às 8 horas com missa na Igreja Matriz de Teixeira Soares. Após, acontece o desfile, na avenida principal da cidade, às 9 horas. “Todos os colégios, departamentos, grupos, agricultura, estarão dispostos no desfile. Iniciará na frente da prefeitura e segue até a estação central. O desfile representará a história do município, nesses 100 anos”, comenta Henrique.

Às 12 horas será servido o almoço. Logo após, acontece o tradicional Clube da Bezerra, que é o concurso infantil de criação de bezerra, destinado à produção de leite, que se inicia às 13h30. Outra novidade será o show infantil, com covers de Frozen, Galinha Pintadinha e demais personagens de desenho animado, o concerto começa às 16 horas. O Rodeio continua às 19 horas. E mais um show nacional encerra a noite, com Carreiro e Capataz, às 22 horas.

No sábado (15/07), a programação começa com o almoço, às 12 horas. E às 14 horas acontece o “Talentos da Nossa Terra”, um show de talentos destinado aos moradores do município. Segundo Henrique as inscrições devem ser feitas no Departamento de Cultura, com a Dionara.

Às 14h30 começa a Maratona Esportiva, em que serão percorridos 9 km, a saída e chegada serão na festa. A expectativa é cerca de 400 a 500 atletas da cidade, e os que vêm de fora.

Novamente o Rodeio Country começa às 19 horas e terá como destaque o piro musical – arte que consiste na sincronização dos fogos de artifício com a música. O show com Cesar e Paulinho começa às 22 horas.  Logo após terá o Baile com os Mateadores, que acontece dentro do pavilhão e será o único evento para o qual será cobrada entrada – ingressos podem ser adquiridos na Prefeitura.

No domingo (16/07), último dia, as festividades começam com a Cavalgada às 9 horas, saindo em frente à propriedade de Léo Marchinski. Henrique explica o porquê sairá deste local. “Ele foi um personagem tradicional que tinha muito essa tradição da cavalgada. Tinha o maior cavalo do Brasil, e foi combatente da Segunda Guerra. Então ele tem uma história muito legal, junto com o do município. Essa cavalgada terá o nome dele, Léo Marchinski”. Ao final terá a benção dos cavaleiros.

O almoço será servido a partir das 12 horas. E às 14 horas terá o Baile para a Melhor Idade, com Paulinho Mocelin e coração de gaiteiro. O encerramento do Rodeio terá como atração especial a narração de Marco Brasil, além do motoqueiro maluco. As atrações começam às 19 horas.

100 anos de Teixeira Soares

“O projeto dos 100 anos visa: observar, resgatar e valorizar nossa história. Todo o processo será nesse sentido, lembrança, nostalgia dos tempos“. É o que diz Henrique, que atua diretamente na programação dessa comemoração. 

Alguns acontecimentos fazem alusão ao centenário, como os jogos escolares que aconteceram de 9 a 15 de junho, o desfile das Rainhas do centenário e do cinquentenário, que ocorreu durante a escolha da Rainha do Centenário,  a 6º Expotexas, e outras comemorações que estão em desenvolvimento para celebrar até a metade do ano que vem.

A partir do dia 28 de junho começa a exposição resgatando a memória da cidade. Ela ficará exposta na Estação Central. Este trabalho é feito pela Secretária de Cultura. 

As escolas vêm participando junto à Secretaria de Educação, com a produção de apostilas e projetos. E no dia 5 de julho haverá uma premiação para esses que trabalharam a história da cidade.

No aniversário de Teixeira Soares será inaugurada a placa dos 100 anos de emancipação política do município. E, no segundo semestre, um monumento será erguido, na praça central.

Outro projeto para o centenário é a criação de um livro infantil, que contará o início da história de Teixeira Soares. Este ainda está em fase de finalização, e será distribuído para rede pública de ensino.

Texto: Jaqueline Lopes e Karin Franco/ Hoje Centro Sul

Foto: Ciro Ivatiuk e Karin Franco/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos