facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 991 - Já nas bancas!
16/06/2017

Festa do Pinhão recebeu mais de 25 mil visitantes

Festa do Pinhão recebeu mais de 25 mil visitantes

Mais de 25 mil pessoas prestigiaram a 11ª edição da Festa do Pinhão neste fim de semana em Inácio Martins. Além de programações culturais e esportivas, o público também pode apreciar os pratos típicos, feitos à base de pinhão.

O evento que iniciou na sexta-feira (09) teve com uma das atrações o festival de música Sapecanção que lotou os espaços mesmo com o tempo frio. Na etapa municipal realizada na sexta-feira, cinco músicos dos 18 inscritos foram selecionados para participar da etapa regional que aconteceu no sábado (10). Participaram desta etapa regional músicos de Ponta Grossa, Guarapuava, Irati, Rebouças e Rio Azul.

Outra atração de destaque foi a Olimpíada dos Agricultores que reuniu mais de 1.200 pessoas de 20 comunidades, sendo que cada uma teve 40 inscrições. Ainda durante o evento, a prefeitura de Inácio Martins disponibilizou para as comunidades mais de mil quilos de carne e mais de 2 mil pães, além do transporte.

Os três primeiro lugares de cada categoria receberam troféus e medalhas. Os demais receberam um troféu de participação. A competição ainda contou com uma premiação em dinheiro para as três primeiras colocadas: 1º lugar ficou para a comunidade São Domingo, o 2º lugar para Sobradinho, e o 3º lugar ficou empatado entre Bom Retiro e Quarteirão do Stresser, que dividiram a premiação.

Uma das responsáveis pela organização da festa, Ângela Maria Macarroni, destacou que o evento superou as expectativas. “A coordenação está muito contente. O nosso agradecimento especial a Policia Militar e a Rotam”, disse.

Para o prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, o trabalho conjunto do município, da Câmara Municipal, Provopar e demais voluntários foi importante para a realização do evento depois de quatro anos. “A retomada não é fácil. A retomada de algumas coisas que estavam deixadas de lado, que tinham deixado de acontecer, é mais difícil que a continuidade. A gente teve o empenho da organização, quero ressaltar ao empenho da equipe de trabalho da prefeitura que fez parte dessa coordenação da Festa do Pinhão, os secretários, pessoas voluntárias que aqui estiveram”, disse.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Artagão Júnior, que representou o governador Beto Richa, destacou a importância da retomada da festa e a valorização do que é produzido no município. “Um produto que deve ser valorizado fora daqui e tem recebido a sua valorização na própria terra que é produzida. E junto com o pinhão, temos os agricultores, temos a Olimpíada dos Agricultores, toda uma tratativa especial que é dada para os nossos produtores rurais e a Festa do Pinhão acaba concentrando muito daquilo que a gente tem na nossa região”, disse.

Ele ainda destacou a importância da busca pelo desenvolvimento constante do município de Inácio Martins e citou algumas emendas parlamentares estaduais destinadas ao município. Também frisou a importância da pavimentação da PR 364, que está sendo finalizada. “Ela tem a previsão de em cinco meses estar finalizada. Evidentemente a gente depende um pouco do tempo, da própria empresa que está realizando o serviço, era para estar um pouco mais adiantada, mas certamente esse ano, em 2017, nós teremos a inauguração desta última etapa”, afirma.

O deputado federal Evandro Roman também participou do evento e destacou a participação para que o evento fosse retomado. “Quando reativou a festa aqui nós imediatamente tivemos o contato com a Itaipu, conseguimos trazer a Itaipu para o evento, trabalhando com outros órgãos do governo do estadual e federal para que a festa saísse com o menos de recursos do município”, disse.

A Festa do Pinhão ainda contou com a presença da prefeita de Fernandes Pinheiro Cleonice Schuck, do prefeito de Mallet Moacir Szinvelski, do prefeito de Irati Jorge Derbli, do prefeito de Rebouças Luiz Zak e do prefeito de Rio Azul Rodrigo Solda.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos