facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 976 - Já nas bancas
09/06/2017

Irati comemora consolidação da Subrasi

Irati comemora consolidação da Subrasi

Na noite de sexta-feira (02), um jantar comemorativo reuniu autoridades para celebrar a consolidação da Sociedade Ucraniana-Brasileira de Irati (Subrasi). Em novembro de 2015, o antigo Clube 7 de Irati dissolveu o vínculo com a sociedade de Curitiba e ganhou autonomia ao aprovar um novo estatuto, quando a agremiação, passou a ser denominada Subrasi. Fundada por operários ucranianos em 1921, a sociedade já teve vários nomes ao longo de sua história. Sua sede, de acordo com o presidente do Conselho Deliberativo, Epaminondas Brás Martins, começou a ser construída em um terreno adquirido pelos operários em 1923. E em 1936, os sócios compraram mais um terreno anexo. As duas áreas fazem parte do patrimônio da Subrasi, que até 2015 permaneceu ligada à Sociedade Ucraniana-Brasileira. Epaminondas esteve à frente do processo de regularização dos terrenos da entidade e da formação da Subrasi, conforme as normas do novo Código Civil. O processo demorou vários anos, devido à burocracia.

O secretário do Conselho Administrativo da entidade, professor Antonio Alceu Jacopetti destaca que a conquistada autonomia representa um momento histórico para o clube, que tem 96 anos. “Estamos deixando um legado para as futuras gerações, com a capacidade de novas construções. O Clube 7 é nossa casa, é um ambiente familiar, onde vimos para nos descontrair, assistir um futebol, jogar uma canastra, uma bocha”, resume. Jacopetti ressalta, ainda, que a autonomia da Sociedade é uma conquista coletiva, que dependeu do esforço e empenho de todos os membros da diretoria.

O prefeito Jorge Derbli enfatiza que a autonomia conquistada pela Subrasi garante mais condições de investir no desenvolvimento da estrutura da entidade. “É uma vitória deles e um legado importante desses sócios que há 96 anos vêm mantendo essa estrutura, que é a Sociedade”, disse.

“A Sociedade Ucraniana do Brasil – que antigamente denominava-se União Agrícola Instrutiva – nasceu e acabou encampando essa instituição aqui de Irati para auxiliar os primeiros imigrantes, no sentido de dar-lhes boas orientações para os cultivos, porque a maioria era agricultor. A União Agrícola Instrutiva trabalhava no sentido de trazer boas orientações a esses agricultores. Mas o que, primordialmente, se fez, foi preservar a cultura: o folclore, a língua, o artesanato”, explica o vice-presidente da Sociedade Ucraniana do Brasil (Subras), Roberto Oresten. 

Ele defende que o Clube 7 ou  Subrasi passe a ser mais utilizado para atividades ligadas à cultura ucraniana.  “Sabemos que, com o tempo, esse espaço se tornou muito mais social que cultural, mas temos certeza de que conseguiremos trazer a juventude, os filhos e netos de imigrantes ucranianos, esse grupo folclórico maravilhoso que temos aqui para dentro; não abandonando a igreja – não é o que queremos, mas dividindo esses espaços e utilizando isso, porque é da comunidade ucraniana”, complementa. 

Presentes

Também estiveram presentes no jantar de consolidação da Subrasio presidente da Sociedade Ucraniana do Brasil (Subras), Oles Ivan Sysak; os vice-presidentes da Subras, Roberto Oresten e Bernardo Piaceski, e o tesoureiro OrestenBasen; além do presidente do Conselho Administrativo da Subrasi, Nestor Romaniuk e de vários membros da Sociedade Ucraniana-Brasileira.

História

A sociedade foi fundada em 27 de agosto de 1921, por um grupo de trabalhadores ucranianos e moradores de Irati (PR), que em comum acordo sob o nome Taras Schevtchenko por unanimidade foi escolhida a primeira diretoria da sociedade sendo: Presidente: Senhor Valdomiro Kozakevicz, Secretário: Senhor Gregório Leuch e Tesoureiro: Senhor Joaquim Demczuk em 11 de maio de 1923 o nome da sociedade foi alterado,em 11 de maio de 1923 o nome da sociedade foi alterada para “Sociedade Club dos Operários Ukraínos” sendo seu Presidente o Senhor Constantino Odreski, em 24 de setembro de 1933, sua denominação passou a ser “União UkrainaProsswita” sendo seu Presidente o Senhor Matias Colicheski, em 26de junho de 1938, sua denominação passou a ser “Sociedade Agrícola Instrutiva de Irati”, sendo seu Presidente o Senhor EstanislauKolossovsky. Em 26 de janeiro de 1947, a denominação da sociedade foi novamente alterada para “União Recreativa Benificiente “7 de Setembro”, sendo seu Presidente o Senhor Walter Bakaus.

A extinção da filial iratiense da União Agrícola Instrutiva ocorreu somente 16 anos depois da assembleia em que a matriz determinou o procedimento em 1999, em virtude de entraves burocráticos. Em 2015, no mês de novembro, passou a ser Sociedade Ucraniana-Brasileira de Irati (Subrasi)

Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Ciro Ivaituk/Hoje Centro Sul 

Galeria de Fotos