facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1003 - Já nas bancas!
09/06/2017

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Alerta

Na tarde desta terça-feira (06), a Defesa Civil de Irati mobilizou-se para prestar atendimento a  moradores de áreas de risco de alagamento, orientando pessoas com deficiência a serem levadas para abrigos, antes que suas casas sejam tomadas pela possível enchente. Com o grande volume de chuvas nos últimos dias e a previsão de que deverá chover mais, por questão de prevenção, foi feito um alerta à população pelo Corpo de Bombeiros. O município de Irati está em alerta até quinta-feira (08). 

Pontos de alagamentos

A equipe do Hoje Centro Sul percorreu os principais pontos onde costumam acontecer alagamentos, ouviu a população, a defesa civil e o poder público. Saiba, na reportagem, as medidas emergenciais que estão sendo tomadas e os projetos previstos para amenizar o problema dos alagamentos em Irati.

Trânsito

A Comissão Municipal de Trânsito de Irati reuniu-se nesta terça-feira (06), no salão nobre da Prefeitura Municipal para eleição de sua diretoria – o engenheiro e secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Dagoberto Waydzik foi escolhido como presidente – , aprovação do Regimento Interno, definição de um calendário de reuniões e discussões sobre o Estacionamento Regulamentado, ESTAR. O prefeito Jorge Derbli esteve presente na reunião e enalteceu o trabalho desenvolvido pelos agentes de trânsito. A administração estuda a possibilidade de abrir uma licitação para contratar uma empresa para auxiliar nos trabalhos necessários ao ESTAR. Caso a alternativa de fazer a licitação seja escolhida, a empresa ganhadora também será responsável por fazer a colocação de placas de trânsito, pintura de faixas, dentre outras ações.

Rua 19 de dezembro

Uma das grandes expectativas da comunidade iratiense é que, nas próximas reuniões, a Comissão Municipal de Trânsito de Irati delibere sobre a rua 19 de dezembro. Comerciantes da 19 de dezembro esperam que a via volte a ter mão dupla.

Vereadores de Mallet criticam direção do hospital

Em Mallet, na última semana, vários vereadores teceram duras críticas à direção do Hospital de Caridade São Pedro durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, em 1º de junho. Isso porque os vereadores não gostaram do que membros da direção da entidade têm dito em relação à falta de apoio público para o custeio. Recentemente,  a Câmara Municipal destinou um veículo para ser rifado e a arrecadação foi para o hospital. A Prefeitura Municipal de Mallet também auxilia a entidade.

Audiência pública

Uma audiência pública foi realizada pela administração do prefeito Lula Thomaz e da vice Juliana Belinoski na última quinta-feira, 1º de julho, para discutir com agricultores as prioridades de investimentos em infraestrutura. A audiência foi no Centro Comunitário do Assentamento São Joaquim e reuniu 80 produtores rurais. Na oportunidade também foi debatida regularização e titulação de lotes da Reforma Agrária e decidido que reinvindicações para atender os agricultores do assentamento, que existe em Teixeira Soares há mais de trinta anos, serão levadas ao Instituto Nacional de Reforma Agrária, Incra.