facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 976 - Já nas bancas
02/06/2017

Simulação de acidente de trânsito marca mobilização do Maio Amarelo em Irati

Órgãos de segurança do município realizaram ação para chamar atenção da população sobre índices de acidentes e mortes

Simulação de acidente de trânsito marca mobilização do Maio Amarelo em Irati

Na manhã de sexta-feira (26), parte da Rua Doutor Munhoz da Rocha ficou fechada para a simulação de um acidente de trânsito pelo movimento ‘Maio Amarelo’. O objetivo foi de mostrar e alertar a população sobre a segurança viária e, principalmente, os efeitos da mistura entre direção e bebida alcoólica.

Prefeitura de Irati, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, 4ª Regional de Saúde, 21ª Ciretran, Secretarias de Educação e Saúde, e DER se uniram para fazer uma mobilização referente ao Maio Amarelo no centro de Irati. Além da entrega de panfletos educativos, no período da manhã um acidente foi simulado em que o motorista embriagado atingiu uma mulher e sua filha, que faleceu no local.

“Nos reunimos e fizemos essa simulação para que as pessoas pudessem ver a realidade causada pela irresponsabilidade no trânsito e elas que se conscientizem a partir disso. Conseguimos simular duas situações: a de chamar a atenção da comunidade e a apresentação do nosso atendimento a uma situação de risco à vida”, disse a tenente Carla Spak, do Corpo de Bombeiros.

No período da tarde, a ação continuou com a realização de palestras de prevenção no auditório da 4ª Regional de Saúde. “Nossa comunidade está muito exposta aos riscos e os aumentamos ainda mais com a ingestão de bebidas alcoólicas. Fica o alerta para o bom comportamento no trânsito de todos, porque precisamos reduzir os índices”, disse o capitão do CB, Jorge Ramos. Ele ainda destacou as consequências desta falta de cuidado.

“Temos muita gente sofrendo, temos sobrecarga nos hospitais, problemas com lesões recorrentes de acidentes e também a sobrecarga dos órgãos de segurança, como dos bombeiros”. O capitão reforça que o trabalho preventivo é necessário e que a prudência e o comportamento no trânsito são a mudança deste cenário com números preocupantes de mortes.

Maio Amarelo

O movimento mundial ‘Maio Amarelo’ tem a finalidade de chamar a atenção de toda a população sobre os índices de acidentes e mortes no trânsito. “O Maio Amarelo é um movimento que, ao longo dos últimos anos, vem ganhando mais força e representatividade em vários países. No Brasil, o governo do Estado aderiu à campanha e o Detran ficou à frente do movimento. A cor amarela é usada porque, no semáforo, o amarelo já significa atenção”, explica Rodolfo Solda, chefe da 21ª Ciretran de Irati.

Texto/Foto: Assessoria PMI