facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1010 - Já nas bancas!
29/05/2017

Colégio Xavier lança o projeto “Ler, Contar e Encantar”

Colégio Xavier lança o projeto “Ler, Contar e Encantar”

No dia 12 de maio o Colégio Antônio Xavier da Silveira iniciou o projeto “Ler, Contar e Encantar”, que envolve a escola, a família e o aluno numa parceria que objetiva o incentivo à leitura, oportunizando várias formas de concretização da aprendizagem.

 “A leitura pode mudar o destino das pessoas. Dessa forma, a escola procura unir aluno, família e sociedade permitindo que todos percebam a importância da leitura e o prazer que ela causa”, comenta a diretora Maria Amélia Ingles.

O projeto funciona da seguinte forma: cada aluno leva para casa uma sacola contendo um exemplar jornal Hoje Centro Sul, uma página para recreação (caça-palavras, cruzadas, e outros), um livro literário, uma revista em quadrinhos, uma revista Nosso Amiguinho e um caderno onde o aluno deverá escrever um poema de sua autoria ou de outro autor que desejar, utilizando apenas uma folha, podendo ou não ilustrar o texto.

Inicialmente o projeto é destinado aos alunos de 6º anos. O aluno recebe a sacolinha na segunda-feira e permanece com a mesma até sexta-feira, quando deverá devolvê-la,ficando com o jornal Hoje Centro Sul e a atividade recreativa.

A diretora Maria Amélia Ingles explica como o projeto é realizado. “O desenvolvimento desse trabalho requer a participação ativa da família, proporcionando um momento de leitura agradável, onde todos se envolvem com a intenção de ler, produzir e comentar as atividades propostas”, afirma.

A diretora ainda destaca que isso faz com que os pais tenham maior ligação com os filhos. “A escola torna-se mediadora do processo ensino/aprendizagem, estabelecendo um elo com a família, pois em geral, os pais ou responsáveis não têm a dimensão da influência que podem exercer sobre as crianças no sentido de incentivá-las à leitura”, enfatiza.

Maria Amélia Ingles comenta que o projeto não ocorreria se não fosse a ajuda de voluntários. “Para concretizar tal projeto, buscamos colaboradores que doaram tecidos recicláveis, para a confecção das sacolinhas, bem como, voluntários que ajudaram na finalização do material, como costura e pintura. Aproveito para agradecer aos colaboradores, Silmara Andrade (Hoje Centro Sul), Sandra Martins Pacheco (mãe de aluna), Maria do Carmo Loss (pintura das sacolinhas), professora Katlen Kozlik (organização), professora Rita Ludvig (organização)”, diz.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Karin Franco/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos