facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 976 - Já nas bancas
29/05/2017

Investimentos melhoraram o acesso à saúde em Fernandes Pinheiro

Investimentos melhoraram o acesso à saúde em Fernandes Pinheiro

No município de Fernandes Pinheiro, vários investimentos no setor de saúde têm sido feitos para oferecer melhor atendimento às pessoas. As unidades de saúde da família disponibilizam médicos para cuidar dos moradores da área rural, há médico para atender especificamente o trabalhador, cardiologista para dar atenção aos doentes crônicos, e um profissional de fisioterapia foi contratado para visitar as pessoas impossibilitadas de sair de casa. Outra ação realizada foi a recente reorganização do transporte de pacientes.

A prefeita Cleonice Schuck cita os locais de atendimento médico.  “Todas as comunidades hoje tem o PFS [Programa de Saúde da Família] funcionando. O médico fica em um período maior no Angaí, que é onde centraliza todo o interior, mas também faz atendimento em Bituva das Campinas, Bituva dos Machados, Bituva dos Lúcios e no Assungui. São quatro comunidades, cinco com o Angaí e mais a sede do município”, comenta.

Ela conta que nas terças-feiras é desenvolvido um trabalho diferenciado, voltado à saúde do trabalhador das empresas do município, que tem acesso a consultas de rotina gratuitamente. “Os trabalhadores de todas as empresas, mesmo as rurais, podem agendar as suas consultas, porque é para estimular que não percam o dia de serviço, mas que venham consultar em um horário tranquilo, após o expediente, que não prejudique o seu trabalho na empresa”, detalha a prefeita.

Outro serviço médico oferecido à população são as consultas com um médico especialista em cardiologia, que atende no posto de saúde da sede do município todas as terças-feiras.  Cleonice comenta que a maior demanda é o acompanhamento da saúde das pessoas com doenças crônicas de coração.

Quanto ao atendimento em fisioterapia, o serviço foi reestruturado para facilitar o acesso daqueles que mais precisam. “Temos um fisioterapeuta que atende em domicílio, atende as pessoas acamadas, que não podem ir até o local do atendimento. Temos também mais duas [fisioterapeutas] que atendem no posto. Então esse é o diferencial, damos o atendimento àquelas pessoas que não podem pagar e assim elas podem ter uma condição física melhor”, relata Cleonice.

Plantão

A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandes Pinheiro pretende deixar um dentista à disposição da população após as dezoito horas, somando-se a equipe que já atende no posto de saúde da sede do município, após o horário de expediente das repartições públicas.  “Temos o plantão de atendimento em saúde até às 22 horas e estamos trabalhando para melhorar a condição da saúde, o acesso principalmente de todos os nossos munícipes”, diz Cleonice.

Transporte

Recentemente, a Secretaria de Saúde organizou um roteiro, em que os veículos que fazem o transporte de pacientes em Fernandes Pinheiro passam em horários determinados nas comunidades da área rural. A ideia é otimizar os serviços.

“Nós estamos trabalhando bastante na questão do transporte dos nossos pacientes, infelizmente a gente não tem como contratar mais motoristas e há muita necessidade, principalmente para as pessoas que fazem tratamento de câncer, para o deslocamento até Curitiba”, explica.  Muitas pessoas precisam de acompanhante e não conseguem ir com o ônibus que vai todo dia. “Estamos buscando atender a todos, mesmo sabendo das dificuldades e da impossibilidade de atender a todos como a gente gostaria, mas na medida do possível a questão do transporte está sendo avaliada para que ocorram melhorias”, afirma a prefeita.

Ela conta que neste mês, recebeu um documento do secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, oficializando que Fernandes Pinheiro receberá uma ambulância e um micro ônibus, o que auxiliará no transporte de pacientes.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Arquivo/Hoje Centro Sul