facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 976 - Já nas bancas
26/05/2017

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Reivindicações da região

Os prefeitos das cidades que integram a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná, Amcespar, estiveram em Curitiba reunidos com deputados estaduais e com o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni (PSDB), nesta terça-feira (23). Eles levaram reivindicações como a transformação do 3º Subgrupamento de Bombeiros de Irati em Grupamento e um posto do Instituto Médico Legal em Irati. Rossoni  afirmou que o IML de Ponta Grossa terá o reforço de médicos legistas e motoristas porque a população está tendo dificuldade com a demora no atendimento. E que o governo estuda a possibilidade de instalação de outro Instituto na região no futuro. Participaram da reunião, o presidente da Amcespar, prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato; e os prefeitos de Irati, Jorge Derbli; de Teixeira Soares, Lula Thomaz; de Rebouças, Luiz Everaldo Zak; de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck; de Prudentópolis Adelmo Klosowski; de Mallet, Moacir  Szinvelski; e de Rio Azul, Rodrigo Solda.  Também os deputados estaduais Alexandre Curi e Luiz Claudio Romanelli.

Estação de Inácio Martins

Na última semana, o prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato (PSD) esteve em Brasília. Além de participar da XX Marcha dos Prefeitos e de divulgar a 11ª Festa do Pinhão, ele buscou apoio para vários projetos de interesse do município.  Dentre eles, o que pretende utilizar os 25 metros às margens da ferrovia para infraestrutura cultural e esportiva. Segundo o prefeito, a área de domínio precisa ter seis metros e os outros dezenove metros podem ser aproveitados pelo município para construção de um campo sintético de futebol e instalação de academia ao ar livre.  Também está nos planos de Júnior Benato fazer a recuperação do prédio da estação ferroviária. Ele explica que não tentará fazer a restauração porque custaria muito caro para o município. A informação que o prefeito recebeu da empresa responsável pelo patrimônio da antiga RFSSA é que, como a estação não é operante, a possibilidade de que ela seja cedida ao município é grande.

Líder do prefeito

A indicação do vereador Valdenei Cabral (PDT) como líder do prefeito na Câmara Municipal de Irati foi um dos destaques da sessão ordinária desta segunda-feira (22). Os vereadores Marcelo Rodrigues (PP), José Bodnar (PV) e Roni Surek (PROS) elogiaram a escolha. Nei fazia parte do grupo de apoio ao ex-prefeito Odilon Burgath (PDT), que perdeu as eleições 2016. Ao comentar a escolha do novo líder o vereador Nivaldo Bartoski (PSDB) disse que todos têm que deixar de lado “o ódio, o rancor e a dor de cotovelos”.

Novos loteamentos

Também chamou a atenção durante a sessão do Legislativo a presença muitos moradores de Engenheiro Gutierrez. Eles estão preocupados com a infraestrutura do bairro para receber dois novos loteamentos, que totalizam 500 casas. Para atender a solicitação dos moradores, o vereador Marcelo Rodrigues (PP) pediu a retirada do Projeto de Lei 066/2017 da pauta de votação até que uma nova audiência pública seja realizada para discutir os loteamentos. O vereador José Bodnar (PV) solicitou que os proprietários da empresa que fará as casas expliquem aos moradores de Engenheiro Gutierrez sobre o estudo de impacto de vizinhança.  Falta de água e de escolas e creches são alguns dos pontos problemáticos. 

60 anos da Difusora

A rádio Difusora de Irati completa 60 anos neste dia 24 de maio. Parabéns aos profissionais que atuaram na empresa ao longo dos anos.