facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1010 - Já nas bancas!
22/05/2017

Municípios da região ainda não cumpriram meta da vacina de gripe

Fernandes Pinheiro é o único município do Centro Sul que já alcançou a meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde

Municípios da região ainda não cumpriram meta da vacina de gripe

A uma semana do término da Campanha de Vacinação contra a Gripe, muitos municípios da região ainda não conseguiram alcançar a meta de vacinação que neste ano subiu para 90%.

No país, apenas 36% do público-alvo, formado por 54,2 milhões de pessoas, foram vacinados. O Paraná é o estado com mais pessoas vacinadas, segundo o Ministério da Saúde, tendo 57,6% de cobertura.

Na região, os municípios ainda estão buscando vacinar as pessoas. Atualmente, a vacina é disponibilizada gratuitamente nas unidades de saúde para aqueles que pertencem aos chamados grupos prioritários, formados por crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres em período pós-parto), trabalhadores da saúde e idosos.

Apesar da disponibilização gratuita de vacinas, crianças e idosos são os que mais preocupam as Secretarias de Saúde da região, já que eles pertencem aos grupos que menos foram cobertos pelas campanhas e são mais suscetíveis à doença.

Em Teixeira Soares, a cobertura está em 59.28%. As crianças e idosos são os casos mais preocupantes, já que a cobertura está longe da meta. No caso das crianças foram vacinas 49.15% e nos idosos a cobertura está em 63.85%. Entre gestantes e puérperas os números também são baixos, 58.33% e 50% de cobertura, respectivamente.

Em Irati até o momento foram vacinados 64,69% do público-alvo. As crianças foram as menos vacinadas, com cobertura de 55,11%. As gestantes vêm em seguida com a cobertura de 59,68%. As maiores coberturas estão entre os trabalhadores de saúde (77,93%) e as puérperas (71,84%). Já foram vacinados 68,12% dos idosos.

Fernandes Pinheiro se destaca

O município com melhor resultado até o momento é Fernandes Pinheiro, que já alcançou uma cobertura de 99,29% dos grupos prioritários, sendo um dos poucos municípios a já ter alcançado a meta. Nos idosos, a taxa de cobertura já atingiu 100% e nas crianças em 89.63%. Quanto às gestantes, 100% também foram vacinadas. O resultado positivo se deve à movimentação da equipe da Secretaria de Saúde que aproveitou logo no início da campanha um evento voltado aos idosos e conseguiu vacinar 75% desta população prioritária em um único dia.

Mais casos

Outros municípios da região também estão perto de alcançar a meta. Um deles é Inácio Martins que já tem 76,5% da população dos grupos prioritários vacinada. No entanto, apenas 55% das crianças de seis meses a cinco anos se vacinaram. Outros grupos que também precisam alcançar a meta são os idosos (82%) e as gestantes (83%).

Outro município que está com boa cobertura vacinal na região é Imbituva. Até o momento, 73.19% das pessoas do público-alvo foram vacinadas. Crianças e gestantes estão entre os grupos que mais precisam de mobilização. Entre as crianças a cobertura está em 70% e entre gestantes 69.16%. Os idosos já chegam a 73% da cobertura e as puérperas 75.44%.

Em Mallet, a cobertura de vacinação está em 70.97% no geral. De acordo com informações da Secretaria de Saúde do município, os grupos idosos e crianças ainda estão um pouco longe de cumprir a meta. No caso dos idosos, a cobertura está em 77.37% e nas crianças 68.61%.

Em Rio Azul já foram vacinados 69,62% dos integrantes do público-alvo. Os idosos e as crianças são os grupos menos vacinados, com 68.90% e 69.14% de cobertura, respectivamente. As gestantes e as puérperas estão entre os grupos com mais coberturas, 73.44% e  atingido os 100%, respectivamente. 69.13% dos trabalhadores em saúde foram vacinados.

A vacina da gripe está disponível em todas as unidades de saúde da região até a sexta-feira da semana que vem, dia 26 de maio,  para os grupos prioritários. É indicado que as pessoas levem a carteira de vacinação, o cartão do SUS e um documento com foto.

Texto: Karin Franco/Hoje Centro Sul

Foto: Assessoria PMI