facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 991 - Já nas bancas!
22/05/2017

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Brasília

Em Brasília, continua o clima tenso que se instaurou depois da divulgação de reportagem pelo jornal O Globo na noite desta quarta-feira (17) com denúncias feitas pelos donos do frigorífico JBS envolvendo o presidente Michel Temer, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, e o deputado federal Rocha Loures (PMDB-PR). O senador e o deputado foram afastados de seus cargos nesta quinta-feira (18), por determinação do ministro do STF, Edson Fachin. O ministro também homologou a delação premiadas dos proprietários da JBS. O presidente Michel Temer fez um pronunciamento no Palácio do Planalto neste dia 18, à tarde. "Não renunciarei. Repito não renunciarei", afirmou Temer.

Universidade da Criança

Nesta sexta-feira (19), a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV) estará em Irati. Ela apresentará o projeto Universidade da Criança, de sua autoria, que pretende formar líderes que garantam o acolhimento da criança pela sociedade, nos primeiros mil dias de vida.  A parlamentar defende que o acolhimento de uma criança desde a gestação é um investimento para um futuro mais justo, desenvolvido e igualitário. Leandre apresentará a Universidade da Criança para lideranças políticas e empresários, na sede da Aciai, às 13h30. 

Obras em Teixeira Soares são anunciadas

Nesta semana, o prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz, e a vice-prefeita Juliana Belinoski, anunciaram a revitalização e o recapeamento da Avenida Vedolino Neves. As obras terão investimento de quase R$ 700 mil, através de uma parceria entre o município e o governo do estado. Para a destinação dos recursos para a obra, Lula e Juliana tiveram o apoio do deputado federal Sandro Alex. “Serão de investimento, sem custo para os cofres públicos municipais”, enfatiza o prefeito, agradecendo o parlamentar.

Informações

Durante a sessão ordinária de segunda-feira (15), os vereadores de Irati solicitaram informações ao Executivo sobre a criação da Secretaria de Segurança Pública. O principal questionamento é em relação aos gastos com pessoal e o impacto que a criação da secretaria trará ao município. Outro pedido de informações foi sobre a participação de vários  funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social em um evento no Rio Grande do Sul. O objetivo da viagem e o detalhamento dos gastos foram solicitados.  

Atendimento ao produtor rural em Inácio Martins

Em Inácio Martins, o Programa Porteira Adentro está sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal. O programa oferece horas-máquinas subsidiadas para produtores rurais organizados em associações. São realizados serviços de terraplanagem, construção de valas para silagem, bueiros e tanques escavados, além de limpeza de áreas.  De acordo com o secretário de Agricultura, João Carlos Lopes, os serviços iniciaram na comunidade de Campina Bonita e seguirão para Três Antas e São Domingos. Haverá sorteio para definição da ordem de atendimento às demais comunidades.

Patrocínio a eventos culturais

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) começou a receber  nesta quinta-feira (18) inscrições de projetos culturais nas áreas de audiovisual, música e literatura. O banco oferece recursos de até R$ 12 milhões para o patrocínio de eventos que comecem entre 1º de agosto e 30 de dezembro deste ano. O resultado do processo será divulgado em julho, no portal da instituição. As inscrições ficam abertas até o dia 6 de junho.

As ações de patrocínio do banco são direcionadas a festivais e mostras de cinemas, feiras e espetáculos musicais – principalmente de música clássica e instrumental – e feiras, festas e eventos literários que divulguem a produção brasileira.