facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 976 - Já nas bancas
19/05/2017

Associação Desportiva Iratiense é apresentada a pais

Associação Desportiva Iratiense é apresentada a pais

O Ginásio Fortunato Colaço Vaz (Parque Aquático) foi sede na noite de segunda-feira (15) de uma reunião que apresentou a Associação Desportiva Iratiense aos pais de alunos interessados em participar das escolinhas de futebol.

Criada recentemente, a Associação deverá assumir as categorias Sub 7, Sub 9, Sub 11 e Sub 13 que antes eram treinadas pela Associação Iratiense de Futebol de Salão, Assifusa. Segundo o diretor-presidente Adailton Machado, a criação da Associação se deu pela necessidade de melhorar a parte social de atendimento das crianças. “Ocorreu que a Assifusa teve uma queda da receita nesse ano, por conta até da crise que está em nível nacional, e nós tivemos a oportunidade de conversar com eles para tentar assumir as categorias menores, das crianças menores, para tentar colocar junto com o treinamento da criança, o acompanhamento da criança na escola, o acompanhamento psicossocial, da convivência familiar, da saúde, da questão odontológica”, conta.

As crianças inscritas em competições pela Assifusa deverão ainda atuar pela equipe, mas integrarão a Associação Desportiva Iratiense.

Durante a reunião, os diretores da Associação mostraram aos pais como funcionará a entidade. Entre as novidades, está a formação da Associação Desportiva Iratiense, composta por cinco diretorias. A cada ano acontecerá a eleição de uma diretoria diferente, sem a formação de uma chapa, para um mandato a cada cinco anos. Além disso, um Conselho Diretor também deverá nomear um diretor-presidente a cada ano, dando oportunidade para que haja  troca de presidentes.

Outro ponto explicado foi em relação à transparência da entidade. A diretoria deverá divulgar mensalmente os balancetes. Os pais também poderão verificar onde o valor que está sendo investido será contabilizado. Uma das ferramentas será através de uma lista que contará com os números dos recibos das contribuições espontâneas realizadas. “Quando você está querendo ensinar valores para as crianças, mais importante do que você ditar regras e tentar ensiná-las por meio de normas, é você ensiná-las por meio da prática”, disse o diretor-presidente.

A Associação ainda não possui subsídio da prefeitura, mas deverá contar com patrocínios para a disponibilização de materiais, como os uniformes. A entidade também está sendo apoiada pela Prefeitura de Irati, através da Secretaria de Esportes, que está cedendo o espaço, onde acontecerão os treinos, e o professor, que ajudará na formação esportiva.

Para Romilda Marcheck, mãe do aluno Kaio Silver, de 10 anos, a esperança é que a nova associação consiga ajudar as crianças que sonham em se tornar profissionais. “O que a gente espera é que tudo melhore. O projeto possa vir dar mais auxílio para as crianças, tanto social, como no esporte, que no caso do Kaio esse é o maior objetivo. E que a gente possa formar vários atletas. Inclusive meu piá é um desses que está tentando para que ele possa ser profissional e que saia daqui da escolinha para escolinha ter um retorno”, conta.

Quem tiver interessado em se inscrever na associação é preciso ir ao ginásio localizado na rua Lino Esculápio, bairro Rio Bonito, no Parque Aquático, ao lado do Fórum Trabalhista, de segunda-feira a sexta-feira, entre às 18h e às 20h30 e falar com Kelly. É necessário preencher uma ficha de inscrição. Não há exigência de mensalidade e as contribuições são realizadas de forma espontânea. 

Texto/Fotos: Karin Franco/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos