facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1003 - Já nas bancas!
19/05/2017

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Estrutura do Corpo de Bombeiros

Na sessão da Câmara Municipal de Irati desta segunda-feira (15) foi lido o Projeto de Lei 67/2017, do Executivo, que concede o direito real de uso pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná – 2º GB – 3º Subgrupamento de Bombeiro do prédio atualmente utilizado pela corporação e do prédio situado ao lado. Os espaços deverão ser utilizados para as atividades do Corpo de Bombeiros. E, na justificativa do projeto, consta que o 3º Subgrupamento se propôs a fazer as reformas necessárias no local. Além da ampliação da sede do Corpo de Bombeiros, em Irati, o comandante Capitão Jorge Augusto Ramos tem incansavelmente buscado melhorar a estrutura de atendimento à população. Na última semana, ele conseguiu o remanejamento de um caminhão-tanque, que dará apoio aos demais veículos utilizados no combate a incêndios.

Recursos para a região Sul

O chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, esteve em Paulo Frontim e Paula Freitas no último final de semana. Ele foi recebido pelos prefeitos Sebastião Elias da Silva Neto e Valdemar Antonio Capeleti. Na ocasião,  destacou que foi concluída a recuperação da PR-160, no trecho entre Paulo Frontin e Paula Freitas.       

Audiências públicas em Irati

Duas importantes audiências públicas acontecerão neste mês, em Irati. Na quinta-feira da próxima semana, dia 25, a Secretaria Municipal de Educação fará uma audiência pública às 13h30, na Câmara Municipal, para apresentação da avaliação e monitoramento das metas e estratégias do Plano Municipal de Educação – PME.  No dia 30, às 19h, também na Câmara Municipal, ocorrerá a primeira prestação de contas contábil da gestão de Jorge Derbli, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. As receitas e despesas do primeiro quadrimestre serão detalhadas. As duas audiências públicas são abertas à participação popular. 

Rio Claro do Sul em Mallet

As obras de readequação já foram executadas em alguns trechos dos 33 quilômetros da via não pavimentada que liga Fluviópolis, Distrito de São Mateus do Sul, até Mallet. O governo estadual está investindo mais de R$ 2 milhões nos serviços de drenagem, cascalhamento, colocação de pedra-brita e demais melhorias necessárias. Na semana passada o deputado estadual Hussein Bakri esteve em Rio Claro do Sul conversando com a população e com representantes da empresa executora da obra, bem como com o chefe do DER.
“Estamos nos empenhando o máximo para levar obras para a região Sul do Paraná, em conjunto com o Chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni”, diz Bakri.

Rebouças cria lei para definir regras para apoio ao transporte universitário

Em Rebouças, ocorreu a reestruturação do Projeto de Apoio a Estudantes Universitários e do Ensino Técnico (Prauni), através da Lei Municipal 2047/2017.  Neste ano, serão investidos até de R$ 172 mil para subsidiar o transporte de alunos de graduação e de cursos técnicos/profissionalizantes ofertados em outros municípios da região. O direito ao auxílio será concedido na forma fixada pela lei, sem qualquer relação com o preço do serviço nem com eventuais reajustes de seus custos. A Secretaria Municipal de Educação, o Conselho Municipal de Educação e a Associação dos Universitários de Rebouças serão responsáveis por inscrever os alunos no projeto, verificar a frequência destes, elaborar demonstrativos mensais do auxílio contendo valor e nome dos alunos beneficiados, além de elaborar listas mensais com o valor a ser pago a cada prestador de serviço.