facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1003 - Já nas bancas!
15/05/2017

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Biometria em Irati e Inácio Martins

Ocorreu em Irati, uma reunião entre os prefeitos dos municípios que integram a 34ª Zona Eleitoral, Irati e Inácio Martins, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) Adalberto Jorge Xisto Pereira, para tratar sobre o cadastramento biométrico dos eleitores.  Jorge Derbli e Júnior Benato discutiram com o presidente do TRE-PR e com o juiz eleitoral de Irati, Fernando Santos Lima,  os detalhes do projeto de biometria, que ocorrerá entre 19 de junho a 15 de dezembro deste ano.

Meta audaciosa

Para absorver a totalidade dos 52.852 eleitores - 44.641 de Irati e 8.211 de Inácio Martins – no período de seis meses da fase local de cadastramento, será necessário estabelecer uma meta de 450 atendimentos por dia, segundo Pereira. A fim de que o número seja atingido deverá ser feita uma ampla campanha de esclarecimento e divulgação.

Estrutura terá de ser ampliada

Atualmente, de acordo com a chefe do Cartório Eleitoral de Irati, Daisy Cler Filla de Oliveira, comenta que atualmente, são efetuados entre 40 e 50 atendimentos. Para se chegar aos 450 atendimentos/dia o volume de trabalho será nove vezes maior. Para tanto,  será necessária a implantação de estrutura especial para atender e acomodar o eleitor, inclusive com a colaboração de servidores municipais, ou em torno de 40 estagiários que poderão ser contratados especificamente para esta finalidade.

Comarca de Rebouças saiu na frente

Na região, a Comarca de Rebouças, que compreende os municípios de Rebouças e Rio Azul,  foi a primeira a dar início ao processo de biometria para evitar filas e bem atender os eleitores. Nosso reconhecimento ao planejamento e ao bom trabalho do juiz eleitoral James Byron W. Bordignon que firmou parceria com os municípios meses antes.

Vereadores presentes

Os vereadores Soldado Elias e Roni Surek marcaram presença na solenidade de entrega das 20 casas para os produtores rurais de Irati, que ocorreu nesta quinta-feira (11), na Serra dos Nogueiras. Eles representaram a Câmara Municipal de Irati no evento. Na foto, estão ao lado dos agricultores e do prefeito Jorge Derbli.  

Condomínios industriais

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Irati, Luiz Antonio Andreassa, utilizou a tribuna da Câmara Municipal na sessão ordinária de segunda-feira (08) para expor os projetos desenvolvidos pela pasta nesses primeiros meses de gestão e os novos projetos. Melhorias nos condomínios industriais de Irati e reorganização de espaços estão na pauta de serviços.

IFPR Irati comemora 7 anos

O Instituto Federal do Paraná Campus Irati completou sete anos de funcionamento, em  23 de abril. Para comemorar a data, um evento será realizado na manhã deste sábado (13), no centro de Irati, na Munhoz da Rocha. Ocorrerá divulgação dos cursos superior, técnico integrado, cursos de curta duração, projetos de pesquisa, extensão e inovação oferecidos no IFPR de Irati. Também serão realizadas ações dos projetos IF Droid, Robótica, IF Dança, dentre outros. 

Deputado na região

O deputado Alexandre Curi esteve na região e em sua agenda constaram visitas aos prefeitos de Rebouças, Luiz Everaldo Zak, de Irati, Jorge Derbli, além do provedor da Santa Casa de Irati, Ladislao Obrzut Neto.